Câmera de 100 anos é encontrada com fotos 3D da Primeira Guerra Mundial

A descoberta aconteceu em Toronto, no Canada

Toronto, Canadá – Em uma incrível reviravolta do destino, o canadense Chris Hughes se transformou em um verdadeiro arqueólogo do passado recente ao encontrar, em 2013, uma câmera usada durante a Primeira Guerra Mundial para capturar imagens em 3D. A câmera estéreo, com mais de 100 anos de idade, possui slides de vidro que proporcionam uma visão tridimensional das cenas através de um visualizador.

Conhecida como Verascope, a câmera foi construída no século 19 por Jules Richard e foi pioneira na fotografia estereoscópica. Utilizada pelo exército francês durante a Grande Guerra, essa unidade em particular foi preservada em excelente estado ao longo dos anos.

“Cada lâmina é um pedaço da história em forma fotográfica e fico arrepiado cada vez que coloco uma lâmina de vidro para ver no visualizador estéreo 3D”  diz Hughes.

Embora o efeito 3D da câmera só possa ser apreciado pessoalmente, por meio dos slides reproduzidos pela câmera, o estúdio A Nerd’s World, de propriedade de Chris Hughes em Toronto, permite que os curiosos tenham uma pequena amostra das fotografias em 3D através de GIFs compartilhados.

A unidade em especial foi usada pelo exército francês durante a Primeira Guerra Mundial. Por sorte, a câmera e seus slides continuavam em bom estado.

câmera Verascope, construída no século 19 por Jules Richard

Essa descoberta fascinante traz à tona uma parte esquecida da história e permite que as pessoas testemunhem cenas do passado recente com uma profundidade surpreendente, mesmo que de forma precária. As imagens capturadas pela Verascope proporcionam uma experiência visual única e uma conexão poderosa com o passado.

Divulgação: Iphoto Channel e estúdio A Nerd’s World

Veja as fotos a baixo, arrastando para o lado para conferir esse incrível achado histórico:

Comentários

Open chat