Morre Monsenhor Jonas Abib, fundador da Canção Nova

O Sacerdote foi um dos primeiros a evangelizar por meio da comunicação e começou a fazer isto por meio de um programa na Rádio Mantiqueira, ainda na década de 80.


Morreu na noite desta segunda-feira (12), em sua casa em Cachoeira Paulista, o Monsenhor Jonas Abib. O Sacerdote de 85 anos, fundador da Comunidade Católica Canção Nova, tratava um mieloma (um tipo de câncer) desde 2021. O velório deverá durar três dias.

Em tratamento da doença desde abril do ano passado, o Monsenhor teve complicações em seu estado de saúde após passar por uma cirurgia em outubro deste ano. O procedimento tinha o intuito de controlar as frequentes pneumonias que ele tinha, devido broncoaspiração. Desde a cirurgia, o religioso ficou internado em São Paulo, até a última quinta-feira (08), quando teve alta. A causa da morte, de acordo com a Canção Nova, foi insuficiência respiratória por broncoaspiração e disfagia motora.

Foto: Arquivo Canção Nova

VELÓRIO

O velório do Monsenhor Jonas Abib deve durar três dias. Segundo a Canção Nova, o corpo chegou ao Centro de Evangelização Dom João Hipólito de Moraes, às 04h15 de hoje (13), onde ‘foi recebido por dezenas de missionários que já o aguardavam para prestar homenagens ao pai espiritual.’. Às 7h o local foi aberto para as homenagens que ocorrem no Centro de Evangelização até amanhã (14).

Um cortejo está previsto para às 6h de quinta-feira (15), até o Santuário do Pai das Misericórdias. No local haverá a Santa Missa e logo após, a Quinta-Feira de Adoração. Durante este último dia de velório, o corpo deve permanecer no Santuário para homenagens ao longo do dia. A última missa de corpo presente será celebrada na Hora da Misericórdia, e logo após, o sepultamento deve ocorrer na sala das Graças, no Santuário da Misericórdia.

FUNDADOR

Fundador da Comunidade Católica Canção Nova, o Monsenhor Jonas Abib também foi o idealizador do Rebanhão em Cruzeiro, que acabou por espalhar-se por todo o Brasil. Ele também era o presidente da Fundação João Paulo II, mantenedora do Sistema Canção Nova de Comunicação e Reitor do Santuário do Pai das Misericórdias em Cachoeira Paulista (SP).

Todo o corpo Canção Nova se une nesse momento de dor pela perda de seu pai espiritual, o grande idealizador dessa Obra que hoje conta com mais de 1300 membros espalhados pelo Brasil e exterior. (…) A Canção Nova desde já agradece o carinho e as condolências pela perda do querido Monsenhor Jonas Abib e vai se empenhar ainda mais em fazer com que seus preciosos e incontáveis ensinamentos possam chegar a mais e mais pessoas, para que façam a experiência do encontro pessoal com Jesus assim como ele fez e não cansava de testemunhar.

– Escreveu a comunidade em seu site.

A COMUNICAÇÃO

Percursor da Renovação Carismática no Brasil, Monsenhor Jonas Abib também foi um dos primeiros a evangelizar pelos meios de comunicação. E sua trajetória como comunicador passa pela Rádio Mantiqueira, ainda na década de 80, quando apresentava um programa às 18h. Eram os primeiros passos do Sistema Canção Nova de Comunicação.

Visita a Rádio Mantiqueira. Foto: Arquivo Mantiqueira
Visita a Rádio Mantiqueira. Foto: Arquivo Mantiqueira

TRAJETÓRIA

Monsenhor Jonas Abib foi também um pregador internacional e referência na música católica. Nasceu em 21 de dezembro de 1936, em Elias Fausto, São Paulo. Aos 12 anos entrou para o seminário, na capital paulista. Aos 13, foi transferido para o seminário salesiano, no Colégio São Manoel, em Lavrinhas, e depois para o Instituto Coração Eucarístico, em Pindamonhangaba. Cursou teologia no Instituto Teológico Pio XI, em São Paulo. Porém, no quarto ano do curso, uma doença misteriosa impediu que fosse ordenado e fez com que fosse transferido para Lavrinhas. Não desistiu, apesar do estado de saúde e foi ordenado padre em 08 de dezembro de 1964, e após esse dia, uma melhora inexplicável colocou fim a doença. Mais tarde deixou a Congregação salesiana para trabalhar com a juventude e em 2 fevereiro de 1978 fundou a Canção Nova. O título de monsenhor, foi concedido em 17 de outubro de 2007, pelo Papa Bento XVI. Foi também em outubro de 2007 que ele gravou seu primeiro DVD: “Como é linda a nossa família”. Em 2010, a Canção Nova foi oficialmente admitida na Família Salesiana.

Eu espero passar dos 100, mas não sei se passo (…) A vida é caminhar, sou peregrino do amor, vou semear a esperança deste mundo que há de vir e eu não me canso de cantar.

-cantarolou o sacerdote na entrevista concedida para um documentário sobre sua vida.

Comentários

Open chat