Esporte

Promotoria espanhola retira acusações contra Neymar

Principal jogador da seleção brasileira enfrenta processo por supostas irregularidades em sua transferência para o Barcelona em 2013.


As acusações de corrupção e fraude que Neymar enfrenta, foram retiradas nesta sexta-feira (28), por parte da Promotoria da Espanha. A DIS, empresa que acusa o jogador, segue com o processo e mantém a acusação a todos os réus, com exceção da mãe do brasileiro.

O processo que Neymar enfrenta é por supostas irregularidades em sua transferência para o Barcelona, em 2013. A DIS, que representava o jogador quando ele foi transferido do Santos, foi quem abriu o processo. A empresa alega que o total do passe foi diluído em contratos fictícios, e por isso eles teriam recebido menos do que teriam direito. Alegam uma diferença de 40 milhões de euros (cerca de R$ 207 milhões).

Foto: Nacho Doce/Reuters

A promotoria da Espanha havia pedido uma multa de 10 milhões de euros (cerca de R$ 53 milhões) e prisão de dois anos ao jogador e demais réus do processo. O Ministério Público da Espanha, ao retirar as acusações, alegou que elas eram feitas com “base em presunções, e não em provas”. A decisão da Promotoria foi anunciada durante a audiência de hoje (28), que aconteceu em Barcelona. O promotor Luís García Cantón, ainda disse achar que o caso é mais civil do que penal.

“Acredite em si mesmo e Deus mostrará o quanto és forte”, manifestou-se Neymar, pelo Twitter, após a decisão. A defesa do principal jogador da seleção brasileira de futebol, alega que esses 40 milhões de euros equivalem a um “bônus de contratação legal e habitual no mercado do futebol”. A competência legal da justiça da Espanha para julgar o caso também é questionada pela defesa.

O processo segue agora no âmbito civil, com a acusação da DIS, que foi mantida mesmo com a retirada do Ministério Público.

Comentários