Fotógrafo cruzeirense é surpreendido por avalanche no Nepal
Gabriel Tarso escalava a oitava maior montanha do mundo, quando o acidente aconteceu
Em expedição no Nepal, o fotógrafo e cinegrafista, Gabriel de Tarso foi surpreendido por uma avalanche na montanha de Manaslu. Nascido em Cruzeiro/SP, o paulista tem 34 anos e a mais de 10 trabalha escalando montanhas para documentar o feito de atletas e montanhistas. O acidente aconteceu no fim de setembro, e segundo Gabriel, ele nunca tinha passado por algo parecido.
Estava tudo tranquilo, até que ouvi um estrondo grande, olhei pra cima e vi uma massa de gelo se desprendendo e vindo na minha direção. Não tinha pra onde correr.
Gabriel Tarso
Tarso e outros montanhistas escavaram a neve com as mãos, para tentar resgatar com vida as pessoas soterradas pela avalanche. Cerca de 10 pessoas ficaram feridas e um sherpa, Anup Arai, não resistiu aos ferimentos e faleceu.
O fotógrafo conta que avalanche é algo que não tem como prever, mas que pelo histórico da montanha que estavam escalando, pensaram que seria uma expedição tranquila e sem grandes riscos, devido ao aquecimento global, e as mudanças climáticas esse acidente acabou acontecendo. Mesmo com o susto e todo trauma vivido, Tarso continuará seguindo na profissão, enfrentado escaladas e diz não ter medo, mas sim sair mais motivado depois do episódio.
Comentários