NovidadesSaúde

Setembro Amarelo, o mês da valorização a vida

Desde 2015, a Associação Brasileira de Psiquiatria nomeou setembro o mês de prevenção ao suicídio


Criado em 2014 pela Associação Brasileira de Psiquiatria em parceria com o Conselho Federal de Medicina, o mês de setembro é destinado a valorização da vida. Por mais que a campanha continue ao longo do ano, neste período as informações e ajudas necessárias são intensificadas.

A campanha tem como objetivo conscientizar a população a respeito do suicídio, uma das 10 principais causas de mortalidade no mundo, segundo a OMS. A orientação das causas, fatores e formas de prevenção, são passadas ao público como forma de informar e ajudar aqueles que precisam.

O Brasil é um dos países com a maior taxa de suicídio no mundo, em 20 anos, o número passou de 7 mil para 14 mil vítimas, sem contar os que não são notificados. Apesar desse número, a taxa de mortalidade no mundo esta diminuindo, graças as redes de apoio.

Reprodução/ setcemg

CVV

Caso você precise de ajuda, o Centro de Valorização a Vida possui um canal onde voluntariados estão disponíveis 24 horas por dia, basta ligar para o telefone 188, gratuito e com sigilo garantido as chamadas. Também é possível conversar via chat pelo site www.cvv.org.br que fica disponível durante todos os dias da semana.

É importante que a campanha do setembro amarelo não seja tratada como algo mercadológico, mas que seja algo constante e com compromisso entre a população. Dentro de empresas, importante ressaltar que um espaço de bem estar, ações de integração e atividades em conjunto (respeitado o espaço do outro) sejam feitas, além de um acompanhamento psicológico.

A cartilha de prevenção ao suicídio está disponível no site do Centro de Valorização a Vida, além de práticas a serem adotadas.

Comentários