Saiba tudo sobre a nova Carteira de Identidade Nacional.
Sul do país foi o primeiro a disponibilizar novo documento de RG.
A nova Carteira de Identidade Nacional começou a ser emitida na última terça-feira (26), e a partir desta atualização o documento deixa de lado o número de RG, que dará espaço apenas ao número de CPF como registro geral válido em todo país.
Por enquanto o único Estado a começar emitir o novo documento é o Rio Grande do Sul, e as demais localidades terão até março de 2023 para regularizar essas pendências. O atual modelo de RG possui validade até fevereiro de 2032, portanto, até lá a atualização poderá ser feita por cada pessoa.
De acordo com o Governo Federal, a nova carteira de identidade também poderá ser usada como documento de viagem, considerando que mais tarde tenha a inclusão do código de padrão internacional lido por equipamento. Segundo o ministério da justiça, com a unificação da base de informações no Ministério da Justiça e Segurança Pública, os cidadãos terão os dados protegidos, e unificar o número de documentos nos Estados, evitará possíveis fraudes.
O novo documento terá validade distintas para diferentes idades, para crianças de 0 a 12 o novo RG terá validade de 5 anos, para pessoas de 12 a 60 anos incompletos, a atualização só será necessária depois de 10 anos, e os idosos a partir de 60 anos, terão validade indeterminada.
Para aqueles que irão realizar a primeira emissão da Carteira de Identidade Nacional, o valor é gratuito, para as demais vias, o preço é gradual de acordo com a região do país. O documento físico será impresso em papel moeda, além de contar com um QR Code, permitindo a validação eletrônica de sua autenticidade.
Comentários