Cruzeiro registra 37 novos casos da Covid-19 no fim de semana
São 9 mil casos da doença desde o início da pandemia.
Cruzeiro registrou 37 novos casos da Covid-19 neste final de semana, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde. A cidade chegou a marca de 9 mil casos da doença desde o início da pandemia, sendo 8 511 pessoas curadas, 264 mortes, 224 pessoas em isolamento domiciliar e uma vítima internada na Clínica Médica da Santa Casa. O município possui ainda 2 óbitos suspeitos que aguardam resultados de exames.
Os casos da Covid-19 e de gripe aumentaram nos últimos dias, sendo necessário a criação de um novo local para atendimentos de Síndrome Gripal do Hospital Santa Casa Cruzeiro , com atendimento 24 horas com acesso pelo estacionamento do local, na Rua Dom Bosco (Rua 9). A taxa de ocupação na UTI Covid da Santa Casa é de 0% e na Clínica Médica é de 20%. Não há vítimas da doença internadas na UTI da Santa Casa.
VACINAÇÃO
A Vacinação contra Covid-19 segue no ARE (Ambulatório Regional de Especialidades), de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h. Aos sábados e feriados a aplicação da vacina é das 8h às 12h. Estão sendo aplicados primeira, segunda e terceira dose. Lembrando que no caso da terceira dose, a aplicação ocorre quatro meses após a segunda dose.
SINTOMAS
Os sintomas para Covid-19 podem ser diferentes neste momento, devido a nova variante Ômicron. Especialistas vem apontando alguns possíveis novos sintomas para doença como:
- músculos doloridos, principalmente na região da lombar
- nariz entupido
- problemas estomacais e fezes moles
- garganta inflamada em vez de dor de garganta
- tosse seca
- cansaço extremo
- suores noturnos.
Vale ressaltar que os sintomas podem variar de pessoa para pessoa, e que faixas etárias diferentes podem apresentar também sintomas diferentes.
TESTES
A Agência Reguladora dos Estados Unidos (FDA), alertou nos últimos dias de dezembro, que testes rápidos para Covid-19 podem dar falso negativo para a doença, devido a nova variante Ômicron. “Os dados iniciais sugerem que os testes de antígeno detectam a variante Ômicron, mas podem ter sensibilidade reduzida”, explica a publicação. Apesar disso, eles ainda recomendam o teste de antígeno, ressaltando que resultados negativos devam levar em conta os sintomas do paciente e seu histórico clinico, além da observação das informações epidemiológicas do local. O teste RT-PCR seria o mais indicado nesses casos.
H3N2
Junto com a nova variante da Covid-19, temos também uma nova variante da Influenza, a H3N2 Darwin. Com sintomas parecidos, o surto da gripe vem junto com o aumento nos casos para o novo coronavírus. Apesar dos sintomas semelhantes, e afirmação de muitos profissionais de que somente os testes podem diferenciar as duas doenças, para um diagnostico correto, algumas pequenas diferenças vem sendo observadas.
A principal diferença, segundo especialistas, seria o aparecimento dos sintomas. No caso da Influenza, eles aparecem de forma aguda nos primeiros dias da doença e duram pouco tempo, diferentemente da Covid que demora alguns dias para o surgimento dos sintomas e agravamento do quadro.
Comentários