Educação

MEC confirma realização do ENEM após exonerações no INEP

Exonerações no órgão responsável pela aplicação do ENEM não devem provocar mudanças na realização das provas.


Na tarde desta segunda-feira (08), 29 servidores do INEP, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, pediram exoneração dos seus cargos e houve incertezas sobre aplicação do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio, que é realizada pelo Inep. Mesmo com as exonerações, a prova deve ser realizada sem mudanças, segundo o MEC, Ministério da Educação.

Segundo o Ministério, está mantido sem alterações o cronograma de aplicação do ENEM, nos dias 21 e 28 deste mês para os mais de 3 milhões de inscritos em todo o Brasil. “As provas do exame já se encontram com a empresa aplicadora e o Inep está monitorando a situação para garantir a normalidade de sua execução.“, informou em nota a pasta.

Ministro da Educação, Milton Ribeiro. Foto:
CLELIA VIANNA/CÂMARA DOS DEPUTADOS

Cabe esclarecer que os servidores colocaram à disposição os cargos em comissão ou funções comissionadas das quais são titulares, mas que continuam à disposição para exercer as atribuições dos cargos até o momento da publicação do ato no Diário Oficial da União (DOU).

– Disse, em nota, o MEC.

Os pedidos de exoneração, de acordo com os servidores, se deram por “fragilidade técnica e administrativa da atual gestão máxima do Inep” e “não se trata de posição ideológica ou de cunho sindical”. 

Comentários