Põe no Giro - Laudelino

O que faremos sem água?

Por Laudelino Augusto.

Pergunta pertinente na atual conjuntura: o que faremos sem água?

Uma das causas, claro, é a falta de chuvas. Mas o que nos levou a este caos? Os motivos são muitos. Causas humanas, descarte incorreto de produtos, lançamento de esgoto e produtos químicos nos rios, que causam a poluição das águas, e ainda o desenvolvimento desenfreado das atividades econômicas, aliado a falta de políticas públicas para o setor.

Dentre tantos danos, poderemos ficar também sem energia elétrica, reflexos da maior crise hídrica da história, que relatamos acima. Diante da situação, o caminho será o governo investir em fontes alternativas, já que as usinas hidroelétricas estão comprometidas.

Algumas das opções serão a energia solar, a térmica ou a fotovoltaica, fontes de energia renováveis, com instalações de placas ou painéis solares, um processo de conversão que traz resultados econômicos bem positivos. Existem outras opções: eólica, biomassa, biogás e por aí vai; mas na nossa região, a solar se adequa perfeitamente. Algo que deve ser estudado por nós consumidores. Segundo pesquisa, os preços de instalação ainda são um pouco salgados, mas vale o investimento a nós simples mortais e dependentes de energia elétrica. Vamos ansiosamente apostar.

Comentários