Ministério da Educação planeja criar Universidade Federal Digital
Segundo ministro, a iniciativa ampliaria o acesso dos estudantes brasileiros à rede pública federal.
O Ministro da Educação do Brasil, Milton Ribeiro, disse na última semana que pretende “criar a primeira universidade federal digital no país e ampliar o acesso a todos”. O primeiro passo para a iniciativa foi dado em maio, quando um documento preliminar do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), citou a avaliação da viabilidade da iniciativa entre as metas da Secretaria de Educação Superior (Sesu-MEC).
De acordo com o ministro, a pretensão é seguir os modelos implementados em outros países e respeitar as diretrizes, metas e estratégias definidas no Plano Nacional de Educação. As declarações de Ribeiro foram dadas durante uma audiência pública na Comissão de Educação do Senado, onde ele também reforçou que o uso das novas tecnologias pode baratear os custos de um ensino de qualidade.
É isso que temos visto em grandes países que estão desenvolvendo essa ferramenta. Vamos começar com alguns cursos e todos vão poder ter acesso, pois com 400, 500 professores, eu posso atingir a milhões de alunos no país todo, obedecendo às premissas do PNE.
– Disse o Ministro da Educação
Comentários