“Muitos empregos vão desaparecer com IA”, diz criador do ChatGPT em evento no Brasil
Co-fundador da OpenAI, alerta para os impactos da inteligência artificial no mercado de trabalho.
Durante sua primeira visita ao Brasil, Sam Altman, co-fundador da OpenAI, empresa por trás do ChatGPT, afirmou que a inteligência artificial terá um papel crucial na reestruturação do mercado de trabalho.
Embora alguns empregos sejam ameaçados, Altman acredita que a tecnologia também aprimorará diversas profissões.
Altman participou de um evento exclusivo intitulado “O Futuro da IA e o Brasil”, organizado pela Fundação Lemann, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, nesta quinta-feira, dia 18.
Durante o encontro, a cientista e pesquisadora brasileira Nina da Hora questionou Altman sobre os possíveis impactos negativos da IA no mercado de trabalho. O criador do ChatGPT respondeu: “Achamos que muitos empregos vão desaparecer [com a IA]. Isso acontece em toda revolução tecnológica, mas muitos empregos vão melhorar. Em geral, eu acho que vamos ver impacto em todos os lugares. A sociedade pode regulamentá-la, mas não vai impedir isso de acontecer.”
Segundo um relatório divulgado pelo Fórum Econômico Mundial em parceria com a Fundação Dom Cabral, espera-se que até 2027, pelo menos 23% dos empregos atuais sejam modificados. Alguns serão substituídos por algoritmos que automatizam tarefas, enquanto outros sofrerão transformações significativas ou até mesmo desaparecerão.
Carlos Arruda, professor associado da Fundação Dom Cabral, explica que empregos como caixas de supermercado e bancários poderão ser substituídos por algoritmos ou por sistemas de autosserviço.
Por outro lado, algumas profissões terão alta demanda nos próximos quatro anos, de acordo com especialistas. São elas: especialistas em inteligência artificial, aprendizado de máquina, big data, segurança da informação, professores e profissionais que atuam na área de energia renovável.
A inteligência artificial continua a gerar discussões e incertezas em relação ao futuro do trabalho. Embora a automação possa trazer mudanças significativas, a necessidade de adaptação e atualização de habilidades surge como um elemento fundamental para acompanhar essas transformações tecnológicas.
Comentários