OMS decreta fim da emergência de saúde da pandemia de covid-19
Após 3 anos de doença, nesta sexta-feira (05/05), a Organização Mundial da Saúde anunciou o fim da emergência de saúde pública de interesse internacional para a covid-19.
A Organização Mundial de Saúde (OMS), declarou nesta sexta-feira (05/05) o fim da emergência de saúde da pandemia da covid-19 após 3 anos. O avanço da vacinação foi o principal motivo para a mudança no alerta mundial.
A decisão aconteceu após a 15ª reunião do Comitê de Emergência do Regulamento Sanitário Internacional (RSI), que revisou o quadro da doença, e constatou que o mundo vive, atualmente, um problema de saúde estabelecido e contínuo.
Desde o início da pandemia em dezembro de 2019, foram registrados cerca de 675 milhões de casos e aproximadamente 7 milhões de mortes. Segundo a OMS, até o momento, foram aplicadas 13,3 bilhões de doses das vacinas disponíveis contra a doença.
Na reunião, o Diretor Geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, destacou que a importância de que o cuidado em relação ao vírus não sejam abandonados. A imunização é apontada por especialistas como uma das principais estratégias de prevenção, principalmente entre grupos vulneráveis, como idosos, imunossuprimidos e outros.
“Esse vírus veio para ficar. Ainda está matando e ainda está mudando. Permanece o risco do surgimento de novas variantes que causam novos surtos de casos e mortes”,
Tedros Adhanom Ghebreyesus, Diretor Geral da OMS
Comentários