DestaquesGiro de NotíciasNovidades

Vale do Paraíba fecha 1º trimestre com o maior número de estupros dos últimos cinco anos

De acordo com os dados da SSP, foram 200 casos de estupro registrados no Vale e Litoral entre janeiro e março deste ano. 


O Vale do Paraíba encerrou o primeiro trimestre de 2024 com o maior número de estupros dos últimos cinco anos. De acordo com os dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), a região contabilizou, entre janeiro e março, um total de 200 estupros registrados nas delegacias.

Número é o maior desde 2019, quando foram contabilizados 202 casos. Atualmente, a SSP registra 1 estupro a cada 11 horas, em comparação com o ano passado, os números da SSP apontam uma alta de 5,82%.

Reprodução/ Getty Images/iStockphoto

DENÚNCIAS

Na região, a Polícia Civil de São José dos Campos e de São Sebastião contam com salas com atendimento online 24 horas por dia, destinado para mulheres vítimas de crimes de gênero. A mulher é recebida pelo plantão da delegacia de cada município, mas atendida por videoconferência por uma equipe especializada de policiais da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), cuja sede fica em São Paulo.

Segundo a SSP, o objetivo da medida é ampliar o acesso das mulheres às delegacias especializadas, como a Delegacia de Defesa da Mulher. O Vale do Paraíba não tem nenhuma unidade da DDM que funcione 24 horas por dia.

Comentários