ANTT traz atualizações na situação da linha São Lourenço (MG) x Cruzeiro (SP)
Nova empresa solicita autorização para operar no trecho, mas tem pedido negado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
A linha de ônibus São Lourenço (MG) x Cruzeiro (SP) segue desativada. A paralisação das atividades no trecho ocorre desde 2021, quando a Viação Cidade do Aço, que operava no percurso, pediu a supressão da linha. Recentemente, uma nova empresa solicitou autorização para operação, mas teve pedido negado.
O Jornalismo Mantiqueira, procurou a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), para obter informações da situação atual da linha. Em nota, a instituição informou que “não há, atualmente, uma solicitação da Viação Cidade do Aço para uma nova autorização do percurso.”
Ainda de acordo com a ANTT, recentemente o Consórcio Guanabara de Transportes solicitou autorização para operar no trecho. Porém, o pedido foi negado, pois “a empresa não cumpriu os requisitos estabelecidos para a operação, conforme disposto na Resolução ANTT nº 6.013/2023.”.
CONFIRA A NOTA NA ÍNTEGRA
Com relação ao assunto, é importante esclarecer que o pedido de exclusão definitiva da linha São Lourenço (MG) x Cruzeiro (SP) foi inicialmente feito pela Viação Cidade do Aço. No entanto, após a publicação do ato de supressão/paralisação do trecho, a empresa protocolou um novo requerimento solicitando a desistência da descontinuação da linha. Com a publicação no Diário Oficial da União (DOU), a Procuradoria Federal junto à ANTT entendeu que o pleito de reativação deveria ser negado. Importante salientar que não há, atualmente, uma solicitação da Viação Cidade do Aço para uma nova autorização do percurso.
Recentemente, o Consórcio Guanabara de Transportes solicitou autorização para operar a linha São Lourenço (MG) x Cruzeiro (SP), com base na Resolução ANTT nº 4.770/2015. Entretanto, a empresa não cumpriu os requisitos estabelecidos para a operação, conforme disposto na Resolução ANTT nº 6.013/2023.
ENTENDA O CASO
Em 2021, a Aviação Cidade do Aço, que possuía duas autorizações para operar no trecho, São Lourenço (MG) x Cruzeiro (SP) pediu a supressão da linha e teve seu pedido aceito pela Agência Nacional. Segundo informações a época, o motivo seria problemas financeiros devido a pandemia.
Porém, de acordo com a ANTT, a empresa tentou retornar a operação entre as duas cidades, mas realizou o pedido somente após o prazo estabelecido para desistência da supressão.
“A Viação Cidade do Aço fez o pedido para deixar de operar o trajeto Cruzeiro (SP) x São Lourenço (MG) e depois desejou retornar a operação, porém não foi possível, uma vez que conforme as regras vigentes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), as empresas possuem o prazo de até 90 dias após a publicação no Diário Oficial da União para formalizar o pedido de retomada do trajeto desistido – A Viação Cidade do Aço fez o pedido de retomada após esse período e com isso, perdeu o direito de exploração do mercado (trecho).”, esclareceu a Agência.
LEIA MAIS
Linha Cruzeiro x São Lourenço completa 1 ano paralisada.
Nova empresa de ônibus não pode assumir linha Cruzeiro x São Lourenço
Justiça homologa plano de recuperação da empresa de transportes Cidade do Aço
Comentários