Confira como foi o 09 de Julho na cidade de Cruzeiro
cerimonias aconteceram nos dia 08 e 09 em diferentes localidades que remetam à memoria de 1932. (veja fotos)
Neste final de semana, aconteceu em Cruzeiro solenidades em memória da revolução constitucionalista de 1932 com participação de diversas autoridades e as tradicionais ações militares da data.
O evento começou ainda no sábado, dia 08, as 08h da manhã no Cemitério Santa Cruz (o cemitério velho) onde foi prestada uma homenagem aos combatentes que tombaram, execução dos hinos, entrega de uma Coroa de flores e a tradicional salva de 21 tiros pelo Tiro de Guerra da cidade.
Após a cerimonia no cemitério o evento foi direcionado ao Belvedere “A Santa”, que é um importante marco d revolução e possui um obelisco aos mortos e uma cruz em sua memoria. Lá aconteceu a tradicional troca do manto de nossa senhora e as bênçãos do pároco da igreja matriz imaculada conceição, Rivelino.
Ainda nesta cerimonia, o Vereador Paulo Felipe informou que um projeto de lei federal está em tramites para transformar a cidade em capital federal da revolução de 1932 o que pode trazer a cidade um maior interesse publico e turístico.
No Belvedere também ouvimos do Secretario de Esporte e Cultura, José Rogerio, sobre alguns importantes fatos da revolução e sobre a importância de mantermos viva a tradição e a memória desse importante marco da nossa historia. O Prefeito Thales Gabriel também falou sobre o assunto e sobre relembrarmos como cruzeirenses da nossa historia e, com isso, valorizar nosso patrimônio.
Ao final das solenidades e com a benção do Padre, a cerimonia foi direcionada ao túnel da Mantiqueira, onde acontece uma cerimonia em memoria dos soldados que ali tombaram, execução do hino nacional, da cidade e da revolução e, para finalizar, a tradicional salva de 21 tiros seguida de um minuto de silencio. Ali as autoridades presentes também falaram um pouco sobre o momento, passado e futuro e o reforço sobre a valorização da memoria cultural como cidadãos cruzeirenses.
E para finalizar as cerimonias, na manhã do dia 09 aconteceu na escola municipal Arnolfo Azevedo o Ato cívico em comemoração aos 91 anos da revolução constitucionalista de 1932.
Na Cerimonia o secretario de cultura José Rogério nos falou sobre o momento histórico da assinatura do Armistício ali naquela sala, o fim da guerra e as consequências dela para a formação da nossa constituição e a democracia.
Na ocasião o Presidente da Câmara Nelson “gordo” também prestou suas considerações e homenagens, além dele o Subtenente Sousa do Tiro de guerra, o Tenente Moreno da Policia Militar e O Prefeito Thales Gabriel também falaram e prestaram suas homenagens e considerações ao publico ali presente.
Na ocasião foi tocado o hino nacional e uma salva de 1 minuto de Sirenes pelas viaturas presentes e ali também o prefeito Thales foi presenteado com uma medalhe de antigos combatentes.
Confira algumas fotos das cerimonias no carrossel a baixo:
Comentários