DestaquesGiro de NotíciasNovidadesSaúde

Óbito suspeito de dengue hemorrágica é notificado pela Santa Casa de Cruzeiro

Vítima era um garoto de 16 anos que foi internado na última quarta-feira (22/03)


Na tarde desta quinta-feira (23/03), por meio de uma nota oficial, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), informou que a Santa Casa de Misericórdia, notificou um óbito suspeito de dengue hemorrágica.

A vítima, era um jovem de 16 anos que havia sido internado na última quarta-feira (22/03) com sintomas semelhantes ao da dengue. Segundo a nota oficial, os procedimentos foram feitos para tentar estabilizar o caso que já estava crítico, mas o garoto veio a óbito.

Ainda segundo a nota, a Vigilância Epidemiológica do município de Cruzeiro/SP, encaminhou as amostras laboratoriais ao Instituto Adolf Lutz, em Taubaté/SP, para confirmação do diagnóstico.

Reprodução/ PMC

De acordo com a administração municipal, o último balanço realizado no município, apontou 103 notificações e 1 caso positivo para a doença nesses messes iniciais de 2023. Em nota, a Prefeitura pediu a colaboração da população, seguindo as orientações como (manter caixas d’água tampadas, limpar calhas, não deixar acumular água em pneus nem em pratos de plantas, tampar bem os lixos, lavar semanalmente os tanques utilizados para armazenar água e manter o quintal limpo). Os mesmos ainda informam, que os trabalhos com os agentes tem sido realizados diariamente.

Leia a nota na íntegra

A Prefeitura de Cruzeiro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) vem a público informar que o Hospital Santa Casa NOTIFICOU um óbito suspeito de dengue hemorrágica na cidade. A vítima, um jovem de 16 anos, foi internado nesta última quarta-feira (23/03), com sintomas semelhantes ao de dengue.

Foram realizados todos os procedimentos possíveis para estabilizar o estado, já crítico, do paciente, mas infelizmente ele veio a óbito. Cabe ressaltar que o diagnóstico até o momento é clínico, sendo necessário exames laboratoriais, para confirmação do caso.

A pasta informa ainda, que a Vigilância Epidemiológica do município já encaminhou as amostras laboratoriais para o Instituto Adolf Lutz, em Taubaté para confirmação do diagnóstico.

Mesmo com o caso ainda em andamento, é importante apresentar os números de casos de dengue no município. Último balanço realizado pelas autoridades apontam que foram 103 notificações, e apenas 01 caso positivo, registrados nesses primeiros meses do ano. Apesar disso, a densidade larvária (estudo que aponta a quantidade de criadouros do Aedes Aegypti encontrada), de janeiro, segue em 4,5.

A Vigilância Epidemiológica também informa que os trabalhos com os agentes têm sido realizados diariamente sem interrupção, com visitas, orientações, notificações e bloqueios, quando necessários.

A Prefeitura pede ainda, que a população colabore, e permita a entrada dos agentes, siga as orientações e façam sua parte, visto que estudos feitos por autoridades estaduais de saúde apontam que cerca de 80% dos focos do mosquito Aedes aegypti estão dentro das casas.

Toda cidade lamenta o falecimento de um jovem promissor e cheio de vida e a Administração se solidariza com todos os familiares e presta todo apoio necessário.

Comentários