Fifa anuncia novo formato do Mundial de Clubes
Torneio acontecerá a cada quatro anos reunindo 32 times. Novo modelo passa a valer em 2025.
O Mundial de Clubes da Fifa terá um novo formato a partir de 2025. A competição passará a ocorrer a cada quatros anos, com participação de 32 times. Duas equipes brasileiras já estão garantidas na estreia do novo modelo.
O primeiro torneio neste formato vai reunir os campeões continentais de 2021 a 2024. Palmeiras e Flamengo que venceram a Copa Libertadores em 2021 e 2022 estarão na competição. Mais quatro vagas são da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), sendo os dois próximos vencedores da Libertadores e as outras duas vagas ainda não possuem critérios definidos.
A União das Associações Europeias de Futebol (Uefa) terá direito a doze vagas, sendo duas já garantidas por com Chelsea e Real Madrid, que venceram a Liga dos Campeões nos dois últimos anos. Os vencedores da competição neste ano e no próximo também estrão no mundial. As demais vagas serão definidas por ranking continental. A AFC da Ásia terá quatro vagas disponíveis, assim como a CAF da África e a Concacaf da América do Norte, Central e Caribe. A OFC da Oceania terá uma vaga, assim como o País-sede do torneio.
EDIÇÃO 2024
A edição de 2023 será a ultima com sete times, sendo um de cada continente e mais uma equipe do país-sede. O torneio acontecerá de 12 a 22 de dezembro de 2023 na Arábia Saudita;
Em 2024, estarão na competição os vencedores das das principais competições de clubes de todas as confederações, sendo a final disputada em campo neutro, entre o vencedor da Champions League e o vencedor de play-offs intercontinentais. Segundo a Fifa, esse torneio deve se tornar anual e tem o motivo de promover a competitividade entre as confederações.
Comentários