Semana de tempo instável na região sudeste
Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), é intensificada por formação de ciclone extratropical que dará origem a frente fria.
Os últimos dias da primavera serão marcados em várias regiões do país, inclusive no Sudeste, pela atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que deixa o tempo instável. Fenômeno climático deve ser intensificado pela formação de ciclone extratropical que dará origem a frente fria.
De acordo com o Climatempo, a ZCAS atua sob o Brasil desde o dia 15 de dezembro, mas ganha força essa semana. A tendência é de que ela permaneça até sexta-feira (23). Com seu fortalecimento, a semana na região Sudeste, inclusive no Vale do Paraíba, deve ser com chuvas frequentes e temperaturas mais baixas.
A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), de uma maneira bem simples, pode-se dizer que é a ligação de duas frentes frias em locais opostos, formando um corredor de instabilidade. Com a previsão de possível chuva volumosa e tempestades pelo país, alertas são emitidos para que a população fique atenta.
Comentários