Ministério da Saúde lança plataforma E-SUS Linha da Vida
Programa deve reunir de maneira online os dados de vigilância e saúde da população brasileira.
Uma nova plataforma foi lançada pelo Ministério da Saúde nesta quinta-feira (03). O E-SUS Linha da Vida deve reunir de maneira online os dados de vigilância e saúde da população brasileira. A implementação deve ocorrer em etapas e a previsão de conclusão é de 3 anos.
A apresentação foi realizada pelo secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros. “Ele reunirá, em uma única plataforma, dados da população coletados por diferentes sistemas, como o Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc); o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan); e o Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM)”, contou Arnaldo.
De acordo com ministério, o objetivo do E-SUS Linha da Vida é a modernização do sistema de saúde, a otimização de serviços e principalmente o acesso fácil das informações pela população e profissionais da área.
“Estamos agora consolidando a rede nacional de dados de saúde à condição de termos um conjunto mínimo de dados, e com isso fazer uma transformação real no sistema de saúde. Tenho certeza de que essa é uma contribuição extremamente relevante para todos. Até porque, a verdade está em dados que sejam confiáveis, auditáveis e que tenham a credibilidade da sociedade brasileira”
– Disse o Ministro de Saúde, Marcelo Queiroga, ao lançar a plataforma.
Comentários