Saiba mais informações sobre a Vacinação contra Poliomielite
A poucos dias do final da campanha, apenas 30% do público foi vacinado
A campanha contra a poliomielite vem chegando ao fim, mas segundo informações do Ministério da Saúde, mais de 11 milhões de crianças de até 5 anos ainda não foram vacinadas. A campanha teve início no dia 5 de outubro e tinha estimativa de imunizar no mínimo 95% das crianças.
A campanha contribui para a redução do poliovírus, e além disso, a multivacinação visa atualizar a situação vacinal das crianças e adolescentes de até 15 anos. A mobilização nacional acontece desde a década de 1980 quando o último caso da doença apareceu.
Aqui na cidade de Cruzeiro-SP, a imunização pode ser feita nas Unidades Básicas de Saúde das 7h30 às 16h30, basta levar um documento e a carteira de vacinação da criança e do responsável.
Ao todo, 40 mil postos de vacinação estão distribuídos pelo país, e a imunização acontece juntamente com a da Covid-19, seguindo os mesmos parâmetros. A famosa “gotinha”, popularmente conhecida, poderá ser aplicada de forma oral, desde que a criança já tenha recebido as três primeiras doses da vacina injetável, conforme o calendário básico de vacinação.
A poliomielite é uma doença aguda causada por um vírus que vive no intestino, que ocorre sob a infecção não aparente na maioria dos casos. Os sintomas são caracterizados por febre, mal estar, dor de cabeça, rigidez na nuca, distúrbio gastrintestinal e em alguns casos paralisia. O tratamento inclui analgésicos, repouso e ventilação fresca.
Comentários