Saúde

Governo do Estado de São Paulo libera uso de mascaras em transporte públicos.

O uso foi liberado em transportes públicos nesta Sexta-Feira (09), porém o uso continua obrigatório em locais destinados a saúde, como clinas e hospitais.

O uso de mascaras era obrigatório desde maio de 2020 e em março deste ano passou a ser liberados em lugares abertos e locais públicos, porém o uso ainda era obrigatório em transportes públicos e locais de saúde.

A partir de hoje, dia 9 de setembro de 2022, o uso em ônibus, metros e trens passou a ser opcional, sendo liberada a obrigatoriedade do uso, apesar disso algumas pessoas continuam utilizando mascaras nestes locais.

Com as novas medidas o uso passa ser obrigatório somente em lugares da área da saúde como clinicas, laboratórios, hospitais e postos de saúde. Mas ainda sim o governo orienta continuar com o uso das mascaras.

A liberação aconteceu após parecer do Conselho Gestor da Secretaria de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde de São Paulo (SCPDS) – antigo Centro de Contingência do Coronavírus.

“Segundo nova avaliação feita pelo Conselho Gestor, formado por especialistas em saúde pública, o atual cenário epidemiológico da COVID-19 permite flexibilizar a restrição. O órgão orienta que a população siga utilizando máscaras nos meios de transporte coletivo, como metrô, ônibus e trens. A recomendação vale especialmente aos grupos considerados vulneráveis, como idosos a partir dos 60 anos de idade e pessoas imunossuprimidas, por exemplo”, informa o comunicado conjunto de estado e município.

Segundo a Secretaria de Saúde do estado tivemos uma queda de cerca de 90% nos casos de internação e morte por COVID-19 com queda da meédia movel de casos de 288 para 27 casos.

Comentários