Possível volta do Trem entre Cruzeiro e Três Corações começa a ser discutida
Audiência Pública para abordar o tema ocorreu nesta segunda semana de Agosto em Minas Gerais.
A linha férrea, juntamente com as estações que ficam no percurso que liga Cruzeiro, em São Paulo e Três Corações em Minas Gerais, podem ser recuperadas. A volta da circulação de trens com passageiros e de cargas no trecho, começou a ser discutida, nesta segunda semana de agosto, em uma audiência pública.
Políticos e autoridades de Cruzeiro e das oito cidades do Sul de Minas com estações desativadas, estiveram presentes na Câmara Municipal de Três Corações para discutirem o assunto. De acordo com o secretário de Turismo de Cruzeiro, Luís Gustavo, um estudo de viabilidade foi realizado por uma empresa privada de Varginha e com esses dados o próximo passo é apresentar a proposta ao Ministério da Infraestrutura.
A ideia é fortalecer e impulsionar os investimentos que a ABPF já tem feito pra que possamos ter aí tanto nosso trem turístico, como Cruzeiro ter um ramal de cargas muito importante, trazendo ai as cargas todas como café, todos os derivados da área de grãos, dentre outros vindos lá do Sul de Minas.
– Disse o Secretário de Turismo de Cruzeiro, ao Jornalismo Mantiqueira.
VOLTA DO TREM EM CRUZEIRO
Em Cruzeiro, a recuperação da malha férrea já está acontecendo, por meio da ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária). Cerca de 4km da linha já foram restaurados e mais 2km devem ficar prontos até dezembro. A Estação central também passa por um processo de restauração. A circulação de trem turístico deve começar até dezembro, de acordo com o secretário de turismo, indo até a estação do Rufino de Almeida. A história de Cruzeiro está diretamente ligada a história da ferrovia, que trouxe progresso para o município durante seus primeiros anos.
Comentários