Entretenimento

Governo do estado anuncia realização do Festival de Inverno de Campos do Jordão em 2022

A 52° edição do evento acontece este ano de 02 a 31 julho.


O Governo do Estado de São Paulo anunciou nesta semana a realização do tradicional Festival de Inverno de Campos do Jordão. O evento chega a sua 52° edição e acontece em 2022, de 02 a 31 de julho. O tema deste ano é “Modernos Eternos” e ao todo serão 84 apresentações, sendo 90% delas gratuitas.

Desde o início da pandemia, essa é a primeira edição em formato tradicional. Em 2020 o Festival foi cancelado e em 2021 aconteceu em sua maioria por transmissão online. Este ano as apresentações acontecem no Auditório Claudio Santoro, no Parque Capivari, no Palácio Boa Vista e na Igreja de Santa Teresinha.

Imagem: Governo SP

A programação deste ano está menor do que nas edições anteriores a pandemia, como em 2019 onde foram 150 concertos. As apresentações seguem o tema inspirado nos 100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922, completados em fevereiro. De acordo com o governo do estado, “Um panorama do modernismo internacional, em especial das décadas de 1920 e 1930, poderá ser ouvido nos programas do Festival, com obras sinfônicas e camerísticas de compositores que chegaram à maturidade nesse período, como Igor Stravinsky, Béla Bartók, Manuel de Falla, Sergei Prokofiev, Silvestre Revueltas, Paul Hindemith, Bohuslav Martinů e, é claro, Heitor Villa-Lobos, o grande nome da música brasileira presente na Semana de 1922. Também serão lembrados o bicentenário do romântico belga César Franck e o centenário do vanguardista brasileiro Gilberto Mendes.

No módulo pedagógico, o Festival de Campos do Jordão receberá ao todo 142 alunos e 52 professores. O bolsista que mais se destacar nessa edição, receberá o prêmio “Eleazar de Carvalho” que o contemplará com uma bolsa de US$ 1.400 mil mensais para estudar por um período de até nove meses em uma instituição estrangeira de sua escolha, além de ter cobertas as despesas de translado entre o Brasil e o exterior. A Fundação Osesp poderá premiar outros bolsistas que se destacarem durante as atividades com bolsas na Academia de Música da Osesp.

Comentários