Giro de NotíciasNovidades

FALSA LIBERDADE

Após 134 anos de abolição, negros ainda lutam por direitos básicos no Brasil.


Falar de escravidão é tocar na ferida mais dolorosa do Brasil, principalmente para pessoas negras, estas que foram escravizadas por mais de 380 anos em território nacional. A luta diária e mobilização feita na época, fez com que o império se sentisse pressionado a abolir a escravidão em nosso país, aprovando assim, o que chamamos hoje em dia de “Lei Áurea”.

A partir do momento que a princesa Isabel assinou a Carta de Alforria em 13 de maio de 1888, foi retirado das senzalas cerca de 700 mil escravos, estes que ficaram a mercê da sociedade sem nenhum suporte da corte real pelos anos de trabalho escravo. Se aglomerando e subindo os morros das cidades, eles formaram o que chamamos hoje em dia de favela, para assim, ter um lugar para residir.

Google Imagens

Por mais que 54% dos brasileiros se autodeclaram negros (IBGE), estes não ocupam lugares de protagonismo, reflexo de anos de escravidão, e como não houve uma assistência no passado, hoje em dia existe um enorme abismo de desigualdade entre raças. Portanto, nesse 13 de maio, não se comemora o “Dia da Abolição da Escravatura”, e sim, se pede justiça, Reparação Histórica das autoridades, para que todo esse povo que sofreu tanto, possa ocupar ainda mais espaços na sociedade!

Comentários