Giro de NotíciasSaúde

Mutirão de Vacinação acontece aos finais de semana em Cruzeiro

Ações acontecem em várias unidades de saúde, além da Praça 9 de Julho, com aplicação de imunizantes contra diversas doenças, como Covid-19, Influenza e Poliomielite.


Os próximos sábados serão de Mutirão de Vacinação em Cruzeiro. Dia 19 e 26 de novembro terão aplicação de imunizantes contra diversas doenças, como Covid-19, Influenza e Poliomielite, das 7h às 13h, em diversos postos de saúde e na Praça 9 de Julho.

A administração municipal informou que “o objetivo da pasta é aumentar a cobertura vacinal, e consequentemente a proteção da população, principalmente contra Covid-19, Influenza e Poliomielite.”

Divulgação/PMC

Os postos de saúde que farão parte do mutirão serão alternados entre os sábado. Amanhã (19), as vacinas estarão disponíveis nos postos ESFs (Estratégia Saúde da Família), do KM4, Lagoa Dourada, UBSs (Unidade Básica de Saúde) do Jardim Paraíso, Jardim América e Itagaçaba. No sábado seguinte (26), a aplicação acontece nos ESFs da Vila Crispim, Vila Loyelo/Vila Paulo, Vila Batista, Nova Cruzeiro/Comerciários e Vila Brasil. Nos dois dias, a vacinação acontecerá também no Centro de Saúde e em um posto volante montado na Praça 9 de Julho.

A medida se mostrou necessária, visto que muitos moradores encontram dificuldades com relação ao horário e disponibilidade para irem até as unidades de saúde no meio de semana

– informou o coordenador da Vigilância Epidemiológica de Cruzeiro, Carlos Henrique Mendonça

Os dados da Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica, apontam que a cobertura vacinal na cidade, contra Poliomelite estava em 77,06% até a última quinta-feira (17). O número leva em consideração o público alvo, que são as crianças de 1 a 4 anos. A porcentagem é maior que a da média nacional (53%), porém, abaixo do esperado pelas autoridades de saúde pública (95%).

Com relação a Covid-19, Cruzeiro aplicou até ontem (17), cerca de 211 mil doses de imunizantes contra a doença, segundo a Prefeitura. “Apesar da alta cobertura vacinal, entre a primeira e segunda doses, quando se completa o ciclo, as doses de reforço ainda estão abaixo do esperado. Destas, pouco mais de 48 mil se referem a primeira dose de reforço e cerca de 18 mil, da segunda , ou seja, da terceira e quarta dose respectivamente.”, informou a administração pública.

Na cidade é possível vacinar-se contra Covid-19 até a quinta dose, que foi liberada nesta semana para pessoas imunosuprimidas acima de 18 anos e para a população em geral, acima dos quarenta anos, que tenha iniciado a vacinação com Janssen. Nos dois casos é necessário ter tomado a quarta dose a mais de quatro meses.

Vale lembrar que para tomar qualquer dose de reforço é necessário respeitar o intervalo de quatro meses entre uma dose e outra. Além de apresentar um documento de identificação com foto e o comprovante da última aplicação.

Divulgação/PMC

Comentários