Novidades

200 anos de Independência do Brasil

Neste 7 de setembro, o país comemora 200 anos de Independência


Em 7 de setembro de 1822, Dom Pedro dava fim ao laço colonial que existia com Portugal. O Brasil se tornava a partir desta data, uma nação independente, tendo sua própria monarquia, onde Dom Pedro I era Imperador.

A independência brasileira aconteceu na medida em que a elite do país naquela época percebeu que o desejo dos portugueses era restabelecer os laços coloniais. A relação ficou instável e a separação surgiu como opção política.

O então príncipe regente tinha apenas 23 anos quando a corte portuguesa tentava diminuir seu poder. A insistência para Dom Pedro voltar para Portugal despertou a revolta do povo. Cerca de 8 mil pessoas assinaram uma petição pedindo para o mesmo ficar no país. Cedendo a pressão, o mesmo declarou: “Se é para o bem de todos e felicidade geral da Nação. Diga ao povo que fico”.

Reprodução/ Pedro Américo 1888

O dia da Independência

Segundo os historiadores, o processo para o Brasil se ver livre de Portugal foi um processo de anos. Em agosto de 1822, Dom Pedro viaja para São Paulo e deixa sua esposa Leopoldina no poder, está que põe um fim aos laços com Portugal de forma definitiva. A notícia chega a Dom Pedro em forma de cartas quando ele passava as margens do Rio Ipiranga, que provocam o ato da simbólica frase: “Independência ou Morte”.

Reprodução/ François-René Moreaux (1844)

Mudanças a partir disso

Desde o ocorrido, o país passou por diversas mudanças principalmente na composição geográfica. Estados foram criados nos lugares das províncias, reorganizando o país com 26 Estados e 1 Distrito Federal. Portugal reconheceu a independência brasileira apenas em 1825, com a assinatura do Tratado de Paz e Aliança. Para isso, o Brasil pagou uma indenização de dois milhões de libras esterlinas aos portugueses. O Dia da Independência do Brasil é comemorado no dia 7 de setembro por ser considerado o momento simbólico que D. Pedro rompe as relações de subordinação com Portugal.

Comentários