Saúde

Pronto Atendimento Gripal em Cruzeiro atende mais de 2mil pessoas em uma semana

A média é de 300 pessoas atendidas diariamente com sintomas gripais.


Em sua primeira semana de atendimento, o Pronto Atendimento Gripal do Hospital Santa Casa de Cruzeiro, realizou cerca de 2,1 mil atendimentos, de acordo com a prefeitura. A média é de 300 pessoas atendidas diariamente, sendo aproximadamente 13 recebidas a cada hora.

O espaço foi criado para atender a demanda de casos gripais e da Covid, que aumentou consideravelmente nesse início de ano no município e em várias cidades de todo o país. O Pronto Atendimento funciona desde o dia sete de janeiro, no estacionamento da instituição, na rua Dom Bosco (Rua 9) e atende quem apresenta sintomas de gripe como tosse, febre, espirros e dor de cabeça.

Foto: PMC.

Nesta sexta-feira (14), de acordo com Boletim Corona da Prefeitura, 104 novos casos positivos da Covid-19 foram diagnosticados. A cidade possui 9356 casos positivos da doença, sendo 8518 pessoas curadas, 267 obitos confirmados e um suspeito, 569 pessoas em isolamento domiciliar e 3 pacientes internados na clinica médica. Nesta semana a clinica médica chegou a registrar 100% de ocupação, com cinco leitos ocupados, mas a capacidade foi aumentada para 14, tendo no momento 21% de ocupação.

VACINAÇÃO

A vacinação no município ultrapassou a marca de 150 mil doses de vacinas aplicadas contra a Covid-19, entre a 1ª, 2ª, e a 3ª dose adicional da proteção, nesta sexta-feira (14). A Campanha de vacinação continua no município, no Ambulatório Regional de Especialidades (ARE), de segunda a sexta-feira, das 08h às 15h, e aos sábados, das 08h às 12h. Para aplicação do imunizante, o munícipe deve comparecer ao ARE, com documento pessoal com foto, CPF, comprovante de residência e carteirinha de vacinação contra a Covid-19. Importante ressaltar que para receber a terceira dose da vacina, é preciso aguardar 4 meses após aplicação da segunda.

Com relação a vacinação de 5 a 11 anos, autorizada pela ANVISA, a prefeitura informou que ainda não há previsão de data para inicio da aplicação dos imunizantes nos pequenos, pois é preciso aguardar as diretrizes de distribuição das vacinas, pelos Governos Estadual e Federal. Porém, a administração municipal disse que a secretaria de Saúde já está se preparando para a campanha e orientou os pais ou responsáveis a se atentarem a documentação necessária. Será preciso que a criança possua CPF ou Cartão do SUS atualizado, além de documento pessoal com foto.

SINTOMAS

Os sintomas para Covid-19 podem ser diferentes neste momento, devido a nova variante Ômicron. Especialistas vem apontando alguns possíveis novos sintomas para doença como:

  • músculos doloridos, principalmente na região da lombar
  • nariz entupido
  • problemas estomacais e fezes moles
  •  garganta inflamada em vez de dor de garganta
  • tosse seca
  • cansaço extremo
  • suores noturnos.

Vale ressaltar que os sintomas podem variar de pessoa para pessoa, e que faixas etárias diferentes podem apresentar também sintomas diferentes.

TESTES

A Agência Reguladora dos Estados Unidos (FDA), alertou nos últimos dias de dezembro, que testes rápidos para Covid-19 podem dar falso negativo para a doença, devido a nova variante Ômicron. “Os dados iniciais sugerem que os testes de antígeno detectam a variante Ômicron, mas podem ter sensibilidade reduzida”, explica a publicação. Apesar disso, eles ainda recomendam o teste de antígeno, ressaltando que resultados negativos devam levar em conta os sintomas do paciente e seu histórico clinico, além da observação das informações epidemiológicas do local. O teste RT-PCR seria o mais indicado nesses casos.

H3N2

Junto com a nova variante da Covid-19, temos também uma nova variante da Influenza, a H3N2 Darwin. Com sintomas parecidos, o surto da gripe vem junto com o aumento nos casos para o novo coronavírus. Apesar dos sintomas semelhantes, e afirmação de muitos profissionais de que somente os testes podem diferenciar as duas doenças, para um diagnostico correto, algumas pequenas diferenças vem sendo observadas.

A principal diferença, segundo especialistas, seria o aparecimento dos sintomas. No caso da Influenza, eles aparecem de forma aguda nos primeiros dias da doença e duram pouco tempo, diferentemente da Covid que demora alguns dias para o surgimento dos sintomas e agravamento do quadro.

LEIA MAIS

Prefeito de Cruzeiro testa positivo para Covid-19

Governo de São Paulo faz novas recomendações para combate a Covid-19

Dengue é preocupação em Cruzeiro neste início de ano

Comentários