Giro de Notícias

Dengue é preocupação em Cruzeiro neste início de ano

Nesses primeiros dias de 2022 larvas do mosquito Aedes Aegypti foram encontradas em seis residências e um caso positivo da doença foi registrado no município.


O setor de saúde de Cruzeiro mostra-se preocupado com a dengue neste início de 2022. A cidade que tem um histórico de surtos da doença, vem registrando desde o fim de 2021 um aumento no número de larvas do mosquito Aesdes Aegypti.

O verão traz as chuvas e o calor, clima propício para criação do mosquito causador da doença, época de ficar atento a qualquer objeto que possa acumular água, ralos e caixas d’água. Com a chegada da estação, as notificações de criadouros do mosquito aumentaram na cidade. Cruzeiro terminou 2021 com 163 notificações e 14 casos positivos de dengue, mas começa 2022 com seis notificações e um caso positivo da doença.

Inseto aeds aegypti. Foto: Raul Santana/ Reprodução Fiocruz

A gente veio de 2021 com poucos casos, mas a gente fica preocupado assim mesmo, por conta de que a gente vem encontrando muitas larvas nas residências.

– Contou o Diretor de Serviços de Saúde de Cruzeiro, Nicholas Cóppio.

Em entrevista ao jornalismo Mantiqueira, Nicolas Cóppio, Diretor de Serviços de Saúde em Cruzeiro, contou que as larvas que vem sendo encontradas no município desde o fim do ano passado não são de uma área em específico, em um só bairro, mas sim na cidade como um todo. O diretor ainda disse que já estão estabelecendo o índice larvário do município para decidir as ações a serem tomadas neste primeiro bimestre. Nicolas contou que as ações de casa em casa continuam, mas que os agendes de endemias vem encontrando resistência por parte dos moradores.

“A gente tem que tomar cuidado com a dengue por diversos motivos, ainda mais agora que o aumento de casos da Covid já está sobrecarregando o serviço de saúde. Então assim, nada melhor do que a gente prevenir. Eu reforço que a população tem que colaborar, tem que ser parceira nossa da secretaria de saúde, deixar o agente de endemias entrar.”, reforçou Nicolas ao nosso jornalismo.

O mosquito causador da dengue, o Aedes Aegypti, é preto com listras brancas no tronco, na cabeça e nas pernas. Suas asas são translúcidas e o ruído que produzem é praticamente inaudível ao ser humano. Ele também pode transmitir outras doenças como Chikungunya e Zika. Saiba mais na página do Ministério da Saúde.

O contato para denuncias em Cruzeiro é (12) 3501-8309.

LEIA MAIS

Leitos para Covid-19 na Clinica Médica da Santa Casa Cruzeiro chega a 100% de ocupação

Governo de São Paulo faz novas recomendações para combate a Covid-19

Comentários