Saúde

Brasil tem três casos confirmados da variante Ômicron

As três pessoas desembarcaram em São Paulo vindas da África.


O Brasil tem três casos confirmados da nova variante da Covid-19, Ômicron. O terceiro caso foi confirmado nesta manhã de quarta-feira (1°), pela Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo. As três pessoas positivadas desembarcaram no Aeroporto de Guarulhos, na Grande SP, vindas da África.

Os primeiros casos da Ômicron no país, são de um casal que chegaram no Brasil no último dia 23 vindos da África do Sul. O homem possui 41 anos, e a mulher 37. Ambos já estavam vacinados e estão bem, cumprindo isolamento domiciliar. Os parentes foram testados e apresentaram resultado negativo.

Imagem: Cortesia Hospital Bambino Gesù de Roma

O terceiro caso positivo para a variante é de um homem de 29 anos que chegou no Brasil no último dia 27 e vinha da Etiópia. Ele também já estava vacinado e passa bem, cumprindo isolamento domiciliar em casa. Os casos foram identificados após testes positivos para Covid e sequenciamento genético das amostras pelo Instituto Adolfo Lutz.

A Variante Ômicron foi identificada na África do Sul e reportada a Organização Mundial de Saúde, OMS, em 24 de novembro de 2021. Porém, acredita-se que a variante já circulava pela Holanda antes do primeiro caso ser identificado na África. Até o momento os pacientes apresentam sintomas leves da doença. A preocupação é com o “grande número de mutações” da variante, mais do dobro da Delta, segundo a OMS. Já há casos confirmados da doença em todos os continentes e diversos países vem colocando ações em práticas para tentar conter uma possível nova onda do Coronavírus.

LEIA MAIS

Nova variante Ômicron preocupa mundo

Comentários