Educação

Invisibilidade e registro civil é tema da redação do ENEM 2021

 Cerca de 2,3 milhões de estudantes participaram do primeiro dia de aplicação da prova.


O primeiro dia de provas do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio, aconteceu neste domingo (21) em todo o Brasil. Cerca de 2,3 milhões de estudantes participaram da aplicação do exame. O tema da redação movimentou as redes sociais.

“Invisibilidade e Registro Civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”, foi o tema da redação deste ano, que como sempre, ganhou destaque nas redes sociais e trouxe o assunto a debate. Para uns o tema seguiu a proposta dos anos anteriores, de sempre trazer para discussão assuntos de importância social para o país. Para outros, a dificuldade foi elevada, levando em consideração que o assunto não faz parte da vida da grande maioria das pessoas que realizam o exame, os jovens entre 17 e 18 anos.

Foto: Érico Andrade/g1

O primeiro dia do Enem 2021 digital e impresso, teve 26% de abstenção, dos 3,1 milhões de inscritos, cerca de 2,3 milhões de estudantes realizaram as provas neste domingo. “Isso demonstra que, mesmo em pandemia, tivemos uma boa assiduidade”, disse o presidente do Inep, Danilo Dupas, levando em consideração que o número de faltas foi similar ao observado antes da pandemia. Em coletiva de imprensa, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, avaliou positivamente a aplicação de ontem: “Acredito que o Enem foi um sucesso”, disse.

Além da redação, os candidatos realizaram no primeiro dia questões de linguagens e ciências humanas. Algumas delas também viraram assunto na internet, como a pergunta que citava a música “Admirável Gado Novo”, cantada por Zé Ramalho. A aplicação da avaliação continua no próximo domingo (28), com questões de matemática e ciências da natureza. 

Comentários