Duna (2021)
Duna, pra quem não conhece, junta o melhor de Game of Thrones, Star Wars e acrescenta ainda mais política a história e isso meus amigos, é incrível!
Por Gonzaga Júnior.
O filme é muito bem produzido em todos os aspectos, mas com destaque a fotografia e design de som, cada cena do filme tem um frame que poderia tranquilamente virar um wallpaper, não tinha como começar falando desse filme se não fosse por esse tópico, são de tirar o fôlego em alguns momentos e pretendo falar mais disso daqui a pouco.
Uma família rica irlandesa, com costumes espanhóis é mandada pro oriente médio para extrair petróleo da areia; Essa seria uma descrição simplificada e adaptada do plot inicial tranquilamente, em Duna o universo é movido (literalmente) por essa especiaria que, apesar de não ter o nome dito no filme, é chamada de Melange e é basicamente um petróleo alucinógeno que é extraído no planeta de Arrakis, um desértico planeta habitado por vermes colossais e um povo nativo avançado tecnologicamente, mas com hábitos Beduínos arcaicos. Sem dar muito spoiler, essa é a base da história principal e todos os conflitos militares e políticos se baseiam nessas 3 coisas: A disputa política e militar para o controle de Arrakis e a especiaria após o governador ordenar que uma casa nobre se retire do planeta para que a casa de Atraides (A protagonista) tome conta do planeta como seu feudo. A disputa geográfica entre os nativos do planeta, os Fremen que citei anteriormente. E, por fim, a crença religiosa de que um messias unificador virá para trazer paz ao império, toda essa crença é disseminada pelo Clero desse império, uma ordem de “freiras mágicas” as Bene Gesserit.
O elenco do filme é extenso e tendo atores de peso vindos diretamente de filmes recentes como Vingadores: Ultimato, Star Wars; o último Jedi, Homem-Aranha, Liga da Justiça e muitos outros, em destaque temos: Jason Momoa, Zendaya, Javier Bardem, Josh Brolin, Oscar Isaac e muitos outros. As atuações são nada menos do que impecáveis e trazem emoções carregadas em cada cena mostrando que além de um ótimo elenco tem uma ótima direção também contradizendo o paradigma de que filmes com muito atores bons são ruins.
Como disse no começo, a produção técnica deste filme é incrível, com efeitos e trilhas sonoras específicas para cada ambiente e acontecimento, trazendo nossa percepção para o clima de cada cena junto com a fotografia exuberante e de tirar o fôlego muitas vezes, combinando som, luz e imagem para trazer uma experiência única a quem assiste e recomendo muito assistir isso no cinema para uma experiência ainda mais completa. As cenas de batalhas carregam emoção além de serem extremamente bem coreografadas fazendo com que a emoção, combinada com os efeitos audiovisuais, seja intensa e cada perda seja sentida de verdade.
É impossível continuar falando do filme sem dar spoiler dos acontecimentos, então fico por aqui com essa recomendação de filme, o magnífico Duna.
Comentários