Põe no Giro - Laudelino

Sabendo usar não vai faltar

Por Laudelino Augusto.

A escassez de agua em Cruzeiro, o que fazer?

Novamente estamos diante do pesadelo da falta de agua em nosso município, o mesmo em vários estados da região sudeste onde estamos situados. O período de forte estiagem já esta ai, com falta de chuva, queimadas, alto consumismo e desperdício, um coquetel perfeito para o caos. Na condição de cidadão sempre quando vemos ou somos informados de vazamentos, rupturas de tubulação ou desperdício, contatamos o SAAE, Serviço Autônomo de Agua e Esgoto, para reparos imediatos através do plantão: (12) 3184 4020.

Por sabermos que agua é um recurso natural e fonte de vida, estou ocupando nosso espaço para conscientizar as pessoas sobre os gastos exagerados. Por vezes deparamos com pessoas desde as primeiras horas da manhã, em nossa caminhada matinal, lavando postes, cestos de lixo, calçadas, carros e etc… Lembrando ainda dos casos de mangueiras transformadas em vassouras hidráulicas e lá vai nossa agua ladeira abaixo. De fato não trata se de implicância ou chatice, mas o uso da agua de maneira irracional por alguns traz prejuízo aos demais.

Quando falta o liquido precioso na torneira, meu Deus, taque lhe pau…me lembro em final de agosto e inicio de setembro do amo passado. Em 2020 vivemos o caos com os rios que abastecem a cidade num fio de linha, o que foi um terror aquele stress hídrico. Situação semelhante a esta seca, anunciada pra este período do ano.

Temos 3 estações de tratamento no município: a Eta 1 que abastece sessenta por cento da cidade e que capta agua do rio Batedor; a Eta do Jardim Paraiso e a Eta do rio Do Braço, que abastece toda a zona leste, já sentindo os reflexos de toda as situações acima elencadas. Portanto precisamos nos reeducar e fazer valer aquela velha máxima: “agua, sabendo usar não vai faltar “.

Comentários