EntretenimentoNovidades

O mundo dos Podcast

Você já conhece a “nova mídia”?

Precisamos falar do mundo dos Podcasts! O sucesso do momento, que é bem mais antigo do que imagina.


É tendência e é jovem, mas muito parecido com algo que a gente já conhece a muito tempo e é apaixonado: o rádio! Aliás, ele pode existir dentro do rádio. O sucesso do momento não surgiu ontem, mas só recentemente caiu nas graças dos jovens brasileiros. Vamos desbravar o universo dos Podcasts!

Uma pesquisa da Podpesquisa Produtor 2020/2021, apontou uma estimativa de que 34,6 milhões de pessoas no Brasil escutam Podcasts. Um público muito considerável. Só que para entender este mundo, aparentemente novo, precisamos voltar no tempo.

Mais antigo do que imagina

O Podcast está longe de ser algo novo. Se investigarmos a fundo, conseguimos localizar uma veia de surgimento lá em 1980, antes mesmo da internet se popularizar. Isso foi nos Estados Unidos, com algo chamado RCS (Radio Computing Services). De uma maneira bem grotesca podemos dizer que era um jeito novo de distribuir conteúdo para as rádios. Já em 1993, o americano Carl Malamud criou um talk show em formato de áudio, que podia ser pausado e era para ser reproduzido em computadores. O empecilho da popularização do formato foi justamente o PC. Muito limitado ainda, com tela preta e letras verdes na maioria dos casos. Poucos eram os que tinham acesso ao talk show.

Com raízes antigas, o formato aparentemente novo, em 2000 ganhou mais forma. A iGo lançou naquele ano o programa MyAudio2Go, para computadores, onde você baixava notícias. Uma ação não tão fácil devido a internet lenta. Muitos vão lembrar-se de ficar horas esperando uma música ser baixada. Pouco mais de um ano do lançamento do programa, a empresa faliu. Em 2003 a ideia de conteúdo em áudio fora do rádio ganhou um nome “audioblogging”. Neste novo formato a proposta era utilizar do iPod para gravar um arquivo de áudio em mp3 e coloca-lo para ser reproduzido nos famosos blogs. Surgiram então os programas iPodderX, o iPodder e o CastPodder.

Finalmente surge o termo Podcast

O nome Podcast veio mesmo em 2004. Foi criação do jornalista inglês Ben Hammersley, que utilizou da nomenclatura em um artigo do jornal britânico The Guardian. O termo começou a ser procurado neste mesmo ano, aparecendo no Google Trends. Agora a popularização do formato começou em 2005. O motivo? Novamente a Apple. Ao lançar sua nova versão do iTunes naquele ano, a empresa anunciou globalmente a possibilidade de baixar também podcast na plataforma.

Surgimento no Brasil

Já sucesso nos Estados Unidos, o Brasil foi ter seu primeiro programa de sucesso no formato em 2006. Adivinhe só? Vinha do nosso amado rádio. O Café Brasil pode ser considerado um dos nossos primeiros podcast de sucesso. Surgindo nas ondas do rádio em 2005, ganhou seu formato podcast em 2006 e é popular até atualmente, com prêmios conquistados.

A popularização

A verdadeira popularização mundial começou em 2018, quando o Google lança a plataforma Google Podcasts e o Spotify começa a abrigar o formato. A história completa você encontra no Comunica-se. Agora se você conheceu o formato durante esta pandemia, faz parte da maioria dos brasileiros.

Flow Podcast

Em outubro de 2018 surge o Flow Podcast, comandado por Monark e Igor 3K, duas pessoas já conhecidas na internet para seu público nichado. O programa no formato podcast, como o nome já sugeria, ganhava o aliado da imagem, com transmissão ao vivo pelo Youtube. De maneira informal, como em uma mesa de bar, os dois conversavam com amigos famosos da internet. Até que em 2020, a pandemia muda a relação do brasileiro com a internet e o programa cai nas graças dos jovens brasileiros pela sua linguagem.

Monark e Igor (camiseta preta) do Flow Podcast Foto: Leandro Fonseca data: 31/03/2021

Com altos números de audiência, os convidados passaram a ser dos mais variados, com sucesso no Brasil todo e não só restrito ao nicho dos apresentadores. A possibilidade de ouvir por horas, os seus ídolos falando sobre os mais variados assuntos, sem filtro e até bêbados, fez o Flow explodir e deixar o formato Podcast famoso.

Brasileiros caem nas graças do Podcasts

Depois do sucesso do Flow, em meio a pandemia, diversos famosos da internet começaram a criar o seu próprio podcast, aliando os streamings de músicas e o youtube. Convidados conhecidos do público, conversa descontraída e ao vivo, sem hora para terminar. A fórmula do sucesso foi criada e reproduzida por muitos. O público, principalmente jovem, começou a cada vez mais curtir o formato. Com a busca pela “nova mídia” aumentando no país, podcast mais antigos com outros gêneros foram descobertos pelo público e novos com outras linguagens foram surgindo. Chegamos a marca de 34 milhões de brasileiros gostando dos podcast.

Futuro

Alguns dizem que o mercado já está saturado, outros que o momento de ouro do formato já passou em nosso país. Mas com a tendência a conteúdos nichados, espaço há pra todo mundo e todos os gostos. O podcast tem os encantos do rádio, te faz companhia em todos os momentos. Você pode acompanhar enquanto desempenha outras tarefas ou enfrenta o trânsito. Não tinha como não ser sucesso, é uma nova linguagem bem parecida com nosso amado rádio. Veio para ficar!

Manticast

Em nossa emissora, desde 2016 já se falava no formato. Em junho de 2020 viria a ser realidade, por meio do nosso saudoso ex presidente, Jorge Luiz Conde, que lançava o Manticast. Tínhamos então o Música Expressa com Denilson Gonçalves, que segue no ar até hoje. Na época criamos também o Gestão à vista com o próprio Jorge e o É Preciso Saber Viver com Adilson Martins. Em decorrência do falecimentos dos dois apresentadores por conta da Covid-19, os programas chegaram ao fim, mas ainda estão disponíveis em nosso youtube e spotify.

Em 2021 vem para nossa emissora o Conectado com Isabele Campos e o Falando Nisso com Darlan Alves, que se juntam ao Música Expressa. Confira:

Comentários