Põe no Giro - Laudelino

Queimadas Criminosas, uma rotina que adoece e mata!

Por Laudelino Augusto

Neste período de seca e estiagem têm se intensificado muito as ações de criminosos, que de maneira contumaz, veem ateando fogo em pastos e as margens de rodovias. Essas chamas se espalham muito rapidamente, levando o que encontrar pela frente e causando danos à saúde dos seres humanos. A fumaça tóxica traz constantes crises de asmas, bronquites, renites, doença pulmonar obstrutiva crônica, causando danos a saúde até de indivíduos sadios. O mesmo se estende aos pequenos roedores, repteis, ninhos de aves, causado prejuízos irrecuperáveis a fauna e flora existente no local.

Na penúltima semana de agosto, bairros da zona rural de nosso município, foram as mais recentes vítimas. Depois de mais um incêndio criminoso, os bairros Entre Rios, Batedor e adjacência, ficaram quase 24 horas sem energia elétrica, após as chamas consumirem postes de madeira e fiação que abastece aquela localidade. Prejuízo e monta envolvendo Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, policiamento municipal e Rodoviário, dentre outros.

Vale lembrar aos criminosos, vândalos e afins, que já temos leis vigentes para coibir e punir elementos que cometam tal atrocidade a natureza. Temos a lei municipal n°4.676 de 2018, onde qualquer munícipe pode acionar a guarda municipal para as providências de praxe. A secretaria municipal do Meio Ambiente também está apta a receber denuncias desta natureza, invocando a lei de crimes ambientais n°9605 de 12/02/1998, com penalidade de reclusão de 1 a 4 anos, além de multas. E mais, recentemente o Presidente da Republica, Jair Bolsonaro, editou um decreto que proíbe o emprego de fogo em práticas agropastoril e florestas de todo o Brasil. O ato está publicado no Diário Oficial, assinado também pelo atual Ministro do Meio Ambiente, Joaquim Álvaro Pereira Leite.

Pense bem antes de atear fogo em algum lugar!

Comentários