EconomiaFicou Sabendo?Novidades

Por que compras de sites como Shein, Shopee e AliExpress chegam em Curitiba?

Com as recentes polemicas sobre taxações de compras internacionais, algumas duvidas sobre o processo de entrega podem surgir e a principal delas para todos que já compraram do exterior é essa!.

A filial dos Correios em Curitiba, conhecida como Centro Internacional, lida com uma quantidade significativa de remessas anualmente. De acordo com a empresa postal, em 2022, aproximadamente 155 milhões de pacotes foram processados na unidade, o que representa um aumento de 27% em relação a 2021.

Devido ao alto volume de mercadorias, é comum que brasileiros relatem nas mídias sociais atrasos na entrega de pacotes na capital paranaense. A maioria das reclamações é referente a encomendas de sites asiáticos, como Shein, AliExpress e Shopee.

Divulgação: Correiros

Mas por que as compras internacionais passam por Curitiba?

Você já se perguntou por que a maioria das compras internacionais passam pelo Centro Internacional dos Correios em Curitiba? A resposta é simples: todas as mercadorias vindas do exterior precisam passar por um Centro de Tratamento Internacional dos Correios, que estão localizados em São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná, após a chegada ao Brasil.

De acordo com os Correios, a definição do centro para o qual o pacote vai é baseada nos serviços contratados para envio e nas determinações da Receita Federal. As encomendas expressas de até 30 kg são direcionadas para São Paulo, enquanto as encomendas econômicas de até 30 kg e outras mais pesadas vão para o Rio de Janeiro.

Já o Centro Internacional dos Correios em Curitiba recebe pequenas encomendas, exceto nos casos em que a Receita Federal determina outro direcionamento. Essas encomendas são mercadorias de até 2 kg e com baixo custo, geralmente com códigos de identificação iniciados em “U” ou “R”, quando são da modalidade econômica sem rastreamento, ou “L” na modalidade Express com rastreamento completo.

Embora o Centro Internacional de Curitiba não seja exclusivo para compras vindas da China, muitas dessas compras são classificadas como “pequenas encomendas”, o que resulta em grande parte das encomendas sendo direcionadas para a capital paranaense.

Após o processo de despacho aduaneiro de importação, que inclui a verificação da carga por raio-X e cães farejadores, os pacotes podem ficar aguardando o pagamento das obrigações tributárias, como imposto de importação e ICMS. A entrega só é realizada após a liberação pelas autoridades competentes e o atendimento de todas as exigências.

Os Correios explicam que o tempo de entrega varia de acordo com a localidade de destino, podendo ser de até um dia útil, dependendo do serviço contratado. Vale lembrar que a demora na entrega pode ocorrer caso haja qualquer inconformidade ou ilegalidade na encomenda, o que resulta na fiscalização pela Receita Federal e outros órgãos competentes, bem como no pagamento das obrigações tributárias pelos destinatários.

Comentários