DestaquesNovidadesSaúde

Ambulatório para PrEP começa a funcionar em Cruzeiro

Os atendimentos acontecerão na Rua Rui Cotrim, nº 215, II Retiro da Mantiqueira, todas as terças-feiras, às 8h da manhã.


A Secretaria Municipal de Saúde de Cruzeiro (SEMUS), por meio do CEPAT, terá um ambulatório para PrEP (Profilaxia Pré-Exposição). O medicamento é um método que consiste no uso diário de um comprimido, que permite ao organismo estar preparado para enfrentar um possível contato com o HIV.

A Profilaxia Pré-Exposição ao HIV é destinada as pessoas que enxergam vulnerabilidade na sua vida sexual. Trabalhadores (as) sexuais, quem se relaciona sexualmente com pessoas que vivem com HIV/aids, aqueles que não possuem parceiro fixo, fazem parte do grupo indicado.

Os atendimentos acontecem no CEPAT, localizado na Rua Rui Cotrim, nº 215, II Retiro da Mantiqueira, todas as terças-feiras, às 8h da manhã, com médico especializado. Vale ressaltar que o sigilo é garantido a todo paciente que fizer uso do medicamento, ou quaisquer outro exame de IST.

Reprodução/ Yakubov Alim-Getty

AFINAL, QUAL A DIFERENÇA DE PREP E PEP?

A Profilaxia Pós-Exposição (PEP) é uma medida preventiva de urgência que atende pessoas expostas ao vírus da Aids por diversos motivos: relação sexual consentida (quando o preservativo rompe, escapa ou não é usado), exposição ocupacional e violência sexual, por exemplo. A pessoa deve utilizar a PEP até 72 horas após o evento de risco. Já a PrEP, é um método que prepara o organismo para enfrentar um possível contato com o HIV. Vale ressaltar que a PrEP não imuniza o indivíduo contra outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs); portanto, é importante o uso de outros meios de proteção como o uso de preservativo interno ou externo.

Comentários