Giro de Notícias

Terremoto na Turquia e Síria deixa mais de 5 mil vitimas

Condições climáticas nas regiões afetadas na Turquia dificultaram o acesso das equipes de resgate, segundo vice-presidente turco Fuat Oktay.

O primeiro terremoto, originado perto da cidade de Gaziantep, teve 7,8 de magnitude e ocorreu às 4h17 de segunda no horário local (22h17 de domingo, no horário de Brasília), enquanto muitas pessoas dormiam.

Um segundo terremoto, de 7,5 de magnitude, foi registrado perto da cidade de Kahramanmaras às 13h30 de segunda em horário local (7h30 da manhã de segunda-feira, no horário de Brasília). As autoridades disseram “não ser um tremor secundário”.

A agência de desastres da Turquia diz que mais de 3.419 pessoas morreram só no país após o primeiro terremoto, e mais de 15 mil ficaram feridas. Na Síria, morreram pelo menos 1,6 mil pessoas.

Mais de 30 horas após o tremor, que durou um minuto e meio e abalou fortemente a região central da Turquia e o noroeste da Síria, milhares de pessoas ainda estão sendo resgatadas, e outras milhares seguem desaparecidas.

A falha geológica onde ocorreu o tremor esteve relativamente calma nos últimos tempos. A região não sofria um terremoto de magnitude superior a 7 há mais de 200 anos.

(crédito: Fotos: AFP)

Provavelmente por esse motivo, as cidades atingidas não estivessem preparadas para um fenômeno do tipo, na avaliação feita por Roger Musson, investigador do Serviço Geológico britânico, à agência de notícias France Presse.

Comentários