DestaquesNerd ShowNovidades

A Manti no Oscar: Melhor Animação

Confira os indicados e nossa opinião sobre quem será o grande vencedor do Oscar 2024

Estamos a pouquíssimos dias da premiação do Oscar 2024, 34 dias para ser mais exatos. E pensando nisso decidimos fazer ao longo de nossa programação um compilado especial sobre os principais filmes e categorias desta edição. 

E para começar, quase que em ordem alfabética, iremos falar da premiação referente a melhor animação, neste ano concorrem os seguintes filmes: Elementos, Homem-Aranha: Através do Aranhaverso, O menino e a garça, Nimona e Robot Dreams. Para a surpresa de zero pessoas, Aranhaverso é o principal cotado em levar o Oscar “pra casa”, é quase impossível imaginar outro vencedor, afinal, ele varreu todas as premiações possíveis ao longo de 2023.

Outro ponto a favor de sua vitória é o de que ele e sua parte 1 “setaram” os estilos das animações que vieram depois dele, ou seja, eles revolucionaram tanto em seu estilo gráfico que produções posteriores passaram a adotar seu estilo de animação e criar novos a partir da base criada por Aranhaverso 1. Obras como o gato de botas 2, as tartarugas ninja: Caos mutante tem seu estilo totalmente referenciado ao primeiro filme, criando uma mistura de animação 3D e 2D, criando perspectivas forçadas, porém lindas e abusando de traços “feitos a mãos”. Gato de botas inclusive ganhou o Oscar 2023 por melhor animação.

Outro filme que adota um estilo derivado da animação de Aranhaverso e que seria o meu favorito, caso o Aranhaverso 2 não estivesse nesta lista, é Nimona. Esse é aquele filme divertido e bem feito que todo mundo pode gostar, mesclando uma história simples e bem contada, com uma animação divertida e uma boa trilha sonora, Nimona é o filme para você assistir na Netflix quando está sem ideia do que mais ver. Uma animação despretensiosa e cativante que, caso você não tenha visto, vale a pena assistir.

Nimona: Divulgação Netflix

Com relação a “O menino e a garça” e “Robot Dreams”, são filmes sim dignos de estarem concorrendo ao Oscar, com estilos de animação completamente diferentes um do outro, ambos têm um apego emocional diferente e que afetam cada pessoa de um jeito, mas que com certeza emociona a todos que assistem. O menino e a garça, por sua vez, ainda possui uma animação no clássico estilo japonês do clássico e nostálgico studio Ghibli, somado a um roteiro impecável, acredito que seja, sim, o segundo colocado com uma pequena chance de vencer como melhor animação.

O único filme que acredito não merecer levar nada é Elementos, que apesar de ter uma boa renderização e um ótimo trabalho com luzes, acaba sendo só mais uma animação genérica. Não me entenda mal, ainda é um filme da Pixar, então ele vem recheado de discussões e reflexões para o público mais velho, principalmente relacionados a preconceito, ainda sim, o filme não consegue superar seus concorrentes em nenhum outro aspecto,

sendo mais um filme de animação onde alguma coisa diferente tem sentimentos e uma sociedade organizada, já vimos essa fórmula com animais, carros, robôs e até mesmo sentimentos com sentimentos e vida, então ter elementos é só mais um filme que não impressiona tanto assim.

Retornando ao Aranhaverso, acredito que o único ponto negativo que pode prejudicá-lo é o de que em sua comunicação e divulgação do filme, foi retirada a mensagem “parte 1” do título e isso acabou deixando alguns fãs mais desavisados irritados com o final sem conclusão do filme, que deixa um plot twist gigantesco e acaba sem explicação. Ainda sim, a qualidade gráfica e narrativa, além de uma trilha sonora marcante, são qualidades suficientes para fazer com que este seja o vencedor do Oscar de melhor animação sem muitas dificuldades.

;

,

Comentários