DestaquesGiro de NotíciasNovidades

Tragédia no Litoral Norte

Volume de chuva que atingiu região entre sábado e domingo foi o maior registrado na história do Brasil

A chuva que atingiu o litoral foi a maior registrada em 24 horas na história do país, segundo dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

A s chuvas que devastaram o Litoral deixaram dezenas de pessoas mortas, só na cidade de São Sebastião já foram registrados mais de 40 mortos. Outras cidades como Ubatuba, Bertioga, Caraguatatuba, Guarujá e Ilha Bela também foram afetadas.

O governo de São Paulo decretou estado de calamidade pública, por 180 dias, para ações emergenciais nos seis municípios afetados pela chuva. O governo federal anunciou um conjunto de medidas para auxiliar as famílias afetadas pelo temporal assim como os municípios.

Além disso, O governo de São Paulo enviou mais de 300 policiais para reforçar a segurança no Litoral Norte diante de saques após a tragédia causada pelas chuvas. O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) informou que 80 agentes da tropa de choque da Polícia Militar foram deslocados para a região, e outros 300 chegarão nesta quarta. Ao portal g1, Tarcísio afirmou que caminhonetes com doações foram saqueadas.

Segundo o governador, a medida serve também para facilitar a retirada da população de áreas com risco, pois pessoas estariam se recusando a deixar suas casas por medo de saques. “Você consegue remover a pessoa para o abrigo e ela recebe a notícia de que saquearam a casa dela. Aí ela quer voltar para casa e não quer sair de jeito nenhum, porque não quer perder o que tem. Estamos tendo uma dificuldade muito grande de convencimento”, relatou. 

Imagem: 19.fev.2023 – Caio Gomes/PMI

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também determinou o envio de ajuda emergencial às vítimas das chuvas no Litoral Norte de São Paulo. Ele comunicou que a Receita Federal selecionará produtos apreendidos em ações de fiscalização para envio à população. O anúncio veio enquanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visitava a região ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

“Determinei que a Receita Federal identifique mercadorias apreendidas, que possam ser enviadas às vítimas das chuvas no litoral paulista. São mais de R$ 11 milhões em roupas, calçados, itens de cama, mesa e banho, higiene pessoal, material de limpeza e utensílios de cozinha”, disse o ministro. A Defesa Civil confirma a morte de pelo menos 40 pessoas, mais 40 desaparecidos e 2.500 desabrigados ou desalojados. O resgate encontrou a maior parte das vítimas na praia da Barra do Sahy.

Abaixo você pode acompanhar mais algumas imagens da situação do Litoral norte:

Como está a situação das estradas no litoral norte de São Paulo?

A volta dos turistas que passaram o Carnaval no litoral norte de São Paulo está sendo feita gradativamente. Após a desobstrução parcial de diversos pontos da Rodovia Rio São Santos, motoristas começaram a ocupar a estrada. O tráfego é lento. O DER-SP (Departamento de Estradas e Rodagens) informou que a subida da serra pode ser feita pelo Sistema Anchieta-Imigrantes ou pela Rodovia dos Tamoios, dependendo do ponto onde a pessoa está na Rio-Santos. Quem se encontra na altura da Praia de Juquehy (km 176) deve optar pelo Sistema Anchieta-Imigrantes. Para os motoristas que estiverem do outro lado da interrupção total da Rio-Santos, no km 174, é obrigatório pegar a Tamoios.

Comentários