EsporteGiro de NotíciasNovidades

Vila Belmiro recebe o velório de Pelé, o rei do futebol que nos deixou aos 82 anos

Jogador faleceu na última quinta-feira (29/12) em decorrência da falência múltiplas dos órgãos causada por um câncer no cólon


Edson Arantes do Nascimento, mais conhecido com Pelé, faleceu na última quinta-feira (29/12). Segundo o Hospital Israelita Albert Einstein, a causa da morte foi em decorrência da falência de múltiplos órgãos, resultado da progressão do câncer de cólon, que o mesmo enfrentava.

O maior jogador da história do futebol, morreu aos 82 anos, mas antes de partir, deixou algumas orientações acerca de seu sepultamento. Ele gostaria que a cerimônia acontecesse depois da posse presidencial, do então eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, sendo assim, dia 02 de janeiro.

O velório está sendo feito na Vila Belmiro, o estádio do Santos, em cerimônia aberta ao público. Por volta das 9h30 o caixão com o corpo do ex-jogador chegou ao local. Conforme anunciado, os portões do Estádio foram abertos às 10h para a entrada do público.

Reprodução: Neil Hall / Getty Images

O caixão com o corpo do Pelé entrou pelo gramado da Vila Belmiro, com o filho Edinho e seguranças do Santos Futebol Clube. Além da família, algumas autoridades também estavam presentes, entre eles o ex-Ministro Gilmar Mendes. Tarcísio de Freitas, o novo governador de São Paulo, também compareceu ao velório de Edson Arantes, e disse:

O Brasil deve muito ao Pelé por tudo o que ele fez pelo futebol e pelo nosso país. Pela forma que se posicionou a vida toda. É uma honra para o Brasil ter o maior de todos os tempos. Ele é único. É imortal

TARCÍSIO DE FREITAS, GOVERNADOR DE SÃO PAULO
Reprodução: Felipe Rau/Estadão

O local escolhido foi palco de uma carreira repleta de jogos com a camisa do Santos, onde o mesmo possui 1091 gols. Foi vestindo a camisa do time que em 1969, Pelé fez seu milésimo gol no Maracanã, contra o Vasco. Já pela Seleção brasileira, ele fez 95 gols, e possui 10 títulos oficiais, entre eles 3 copas do mundo (1958-1962-1970).

O sepultamento será no cemitério vertical Memorial Necrópole Ecumênica, em Santos, o local foi reservado pelo ex-jogador em 2003, e segundo o mesmo, foi escolhido pois “não parecia um cemitério”. Segundo informações, a cerimônia de sepultamento, na terça-feira, dia 3, será reservada à família. Pelé tem seu lóculo (local destinado a abrigar o cadáver) no 9° andar, com vista para a Vila Belmiro. O astro também possui um caixão dourado reservado há anos no local.

Comentários