Giro de Notícias

Nelson Pinheiro é eleito Presidente da Câmara de Cruzeiro em sessão marcada por discussão de vereadores

Sessão especial definiu a mesa diretora para o biênio 2023/2024.


A Câmara Municipal de Cruzeiro realizou uma sessão especial na noite desta terça-feira (08), que elegeu a Mesa Diretora para o Biênio 2023/2024. Nelson Pinheiro (Gordo), do PL, foi eleito o Presidente da Casa de Leis cruzeirense. A eleição foi marcada por uma discussão entre vereadores, ao final da sessão.

Nelson Pinheiro assume a presidência da Câmara em 1° de janeiro de 2023, ao lado do vice-presidente Paulo Filipe (Democratas), do Primeiro Secretário José Branco, Babu, (PSDB) e do Segundo Secretário Anderson Ferrer, Leprechal, (PSD).

Mesa Diretora do Biênio 2023/2024. Imagem: Reprodução/Redes Sociais

Peço a Deus que me de sabedoria para esses dois anos, levar ali, conduzir a Câmara da melhor maneira possível.

– Disse Nelson (gordo), para o Jornalismo Mantiqueira.

Em entrevista ao Jornalismo Mantiqueira, Nelson (Gordo), disse estar muito feliz, que pretende contar em seu mandato com a ajuda do atual Presidente da Câmara, Jorge Currila (PL), fez agradecimentos e afirmou ter sido uma eleição democrática. “Dizer aos vereadores que vou trabalhar para a Câmara inteira, independente de quem votou em mim ou quem não votou. A gente quer conduzir a Câmara da melhor maneira possível”, afirmou ele, em participação ao Jornal da Sete, da Mantiqueira.

Pelas redes sociais, o Prefeito de Cruzeiro, Thales Gabriel, parabenizou Nelson e os demais eleitos, afirmando estar orgulhoso e alegre. “Uma eleição que sem dúvidas, mostra a inclusão de todas as pessoas nos espaços de Poder. O Gordo é a representatividade de um povo, um líder comunitário que está há anos trabalhando junto aos seus, um homem simples do povo que chegou ao parlamento e agora está eleito presidente da Casa de Leis, representando a ascenção do povo na política.”, escreveu Thales, em um trecho de sua publicação.

VOTAÇÃO

A votação para a Mesa Diretora para o Biênio 2023/2024, aconteceu de maneira secreta conforme regimento da Câmara.

PRESIDENTE

  • Eleito: Nelson, Gordo (PL) – 6 votos
  • Higmar da Silva Lopes (PSD) – 4 votos

VICE-PRESIDENTE

  • Eleito: Paulo Filipe (Democratas)- 9 votos
  • Diego Miranda (PSD)- 1 voto

PRIMEIRO SECRETÁRIO

  • Eleito: José Branco, Babu (PSDB) – 9 votos
  • Anderson Ferrer, Leprechal (PSD) – 1 voto

SEGUNDO SECRETÁRIO

  • Eleito: Anderson Ferrer, Leprechal (PSD) – 9 votos
  • Carlos Alberto, Carlinhos Stock Car (Democratas) – 1 voto

Entre tratativas com os outros vereadores, eles entraram em consenso que votariam em mim e graças a Deus consegui a maioria dos votos.

– Contou Nelson ao jornalismo Mantiqueira.

CONFUSÃO

A sessão especial foi encerrada em meio a uma confusão entre os vereadores Paulo Filipe (Democratas) e Wagneriano Moreira, o Fafá, (Podemos). O fato deu início quando Paulo, enquanto agradecia os votos que recebeu, falou sobre o combinado entre os vereadores para a votação e citou uma possível falta de posicionamento.

Esclarecer para minha população, que eu pleiteei a presidência até o final. Lutei, busquei apoio. Nós tivemos alguns apoios. E dentro do jogo do nosso grupo, aquele que apresentasse mais votos seria o candidato do grupo. Infelizmente por omissões de algumas pessoas, por não posicionamento de pessoas de dentro do movimento da qual participamos, de dentro da igreja, de dentro de algumas situações, nós não tivemos o apoio necessário. Então, meu compromisso é estar com o grupo, o meu compromisso é estar com a cidade de Cruzeiro. Agradeço muito o apoio de cada um.

– Disse, Paulo, durante sua fala na sessão especial.

Em seguida da fala do vereador Paulo Filipe, Wagneriano (Fafá), pediu declaração de voto. Ele declarou seu voto a Higmar e falou que Paulo estaria “atacando do jeitinho dele” o vereador. Fafá ainda disse que Paulo perdeu seu respeito após a votação.

Falou a todo tempo que não votaria no Nelson e agora votou no Nelson. Então, pra mim, falei pra ele, perdeu meu respeito porque não tem palavra. Não tem palavra. Poderia muito bem declarar o voto dele ali, a vitória dele é a vitória do prefeito Thales aqui dentro, sem falar de nós. Ai quer atacar o Higmar. O que ele está falando ali é do Higmar, mas ele não fala nome, mas eu falo. Ele mudou o voto dele. Ele deu palavra e não cumpriu. Foi isso. Então, eu não queria falar nada, o senhor viu que eu estava quieto, então agora mexeu vai ter que escutar.

– Disse Fafá durante sua declaração de voto.

Fafá ainda disse que tem “respeito por todos os colegas”, mas que “não tem sangue de barata”. Ao final de sua declaração, falou que Paulo precisava aprender, por ser jovem, criança.

É jovem, é criança. Ele não entende as coisas aqui ainda. Pra ele aprender isso. Tá ganhando, não mexe não. Deixa a gente quieto. Então, meu voto foi no Higmar. É pra todo mundo ai saber, foi assim que aconteceu. Obrigado minha gente.

-encerrou Fafá.

Após a fala do vereador, Anderson Ferrer pediu a palavra. Durante seu agradecimento, Paulo e Fafá começaram a discutir, sendo necessário a intervenção do Presidente Currila, pedindo respeito dentro da Casa. Assim que Ferrer encerrou sua fala, os dois aumentaram o tom de voz. Jorge Currila tentou pedir respeito novamente, mas acabou por encerrar a sessão especial. Os vereadores, tentaram se aproximar aos gritos, mas foram separados por presentes.

Comentários