Mês de Julho mais quente dos últimos anos termina com frente fria
O bloqueio atmosférico que mantém as temperaturas altas pro período, deve ser rompido neste quinta-feira (28), com a chegada de uma frente fria no sul do país.
Estamos vivendo o mês de julho mais quente dos últimos anos por conta de um bloqueio atmosférico que está impedindo a entrada de frentes frias, comuns no inverno. A capital paulista, por exemplo, teve o mês de Julho mais quente desde que o INMET começou a fazer as medições na cidade de São Paulo, em 1943. Mas a previsão para os últimos dias do mês é de frente fria.
Uma forte frente fria chega nesta quinta-feira (28) no Sul do Brasil, rompendo o bloqueio e trazendo frio, vento e chuva. No estado de São Paulo, a mudança hoje é mínima. O dia segue de tempo seco e máximas altas, porém, os ventos chegam forte, com previsão de rajadas de 40 a 55km/h, principalmente no oeste, centro-sul e leste de São Paulo, de acordo com o Climatempo.
Os ventos nesta quinta-feira (28) no estado devem acontecer de maneira mais intensa no Litoral, onde há alerta da Defesa Civil Estadual. ” Previsão de ventos fortes em todo o litoral de São Paulo, a partir de 28/07 até dia 29/07. Fique atento. Diante deste cenário haverá condições para ressaca, com ondas de até 3m, RECOMENDA-SE evitar a prática de esportes aquáticos ou influenciados pelo vento, como surf, windsurf e kitesurf.”, informou o perfil da Defesa Civil nas redes sociais.
A Chuva, juntamente com a queda nas temperaturas, deve chegar em São Paulo nesta sexta-feira (29). “As nuvens se espalham no estado e, principalmente a partir da tarde, já ocorrem pancadas de chuva. Só não deve chover ainda no extremo norte/noroeste. As demais regiões já ficam mais úmidas e com chance de chuva entre a tarde e a noite. Os volumes não devem ser tão elevados, mas como já não chove há vários dias, essa umidade vai ajudar a dispersar um pouco a poluição e melhorar a qualidade do ar.”, informou o Climatempo.
A sexta deve mesmo ser marcada pelas quedas nas temperaturas. Elas devem ir caindo no decorrer do dia, sendo as mínimas registradas a noite. Os ventos devem continuar, fazendo a sensação térmica ser de mais frio. A chuva deve durar somente um dia, com a instabilidade diminuindo no final de semana e a umidade relativa do ar caindo novamente, porém o frio deve continuar. O final de semana deve ser de temperaturas baixas no estado de São Paulo, com possibilidade de geada no domingo na Serra da Mantiqueira e mínima prevista de 4°C para Campos do Jordão.
Comentários