Cruzeiro registra 36 novos casos de Covid-19 em um dia
Casos da doença vem aumentando nos últimos dias.
Cruzeiro registrou nesta terça-feira (04), 36 novos casos confirmados da Covid-19. O município vinha apresentando pouquíssimos casos confirmados da doença até os últimos dias de dezembro, quando novos casos começaram a aparecer.
O número de pessoas que procura a Santa Casa de Cruzeiro com sintomas gripais aumentou nos últimos dias, por conta também da nova gripe H3N2. Ao chegar na instituição com sintomas, é feito uma triagem e o teste rápido para Covid-19, que está levando em torno de duas horas para ter o resultado divulgado ao paciente.
Apesar do aumento no número de casos positivos para a doença no município, o boletim desta terça trazia a informação de apenas uma pessoa internada na Clinica Médica do Hospital. A cidade possui 8 828 casos confirmados do novo coronavírus desde o início da pandemia, sendo 263 óbitos.
SINTOMAS
Os sintomas para Covid-19 podem ser diferentes neste momento, devido a nova variante Ômicron. Especialistas vem apontando alguns possíveis novos sintomas para doença como:
- músculos doloridos, principalmente na região da lombar
- nariz entupido
- problemas estomacais e fezes moles
- garganta inflamada em vez de dor de garganta
- tosse seca
- cansaço extremo
- suores noturnos.
Vale ressaltar que os sintomas podem variar de pessoa para pessoa, e que faixas etárias diferentes podem apresentar também sintomas diferentes.
TESTES
A Agência Reguladora dos Estados Unidos (FDA), alertou nos últimos dias de dezembro, que testes rápidos para Covid-19 podem dar falso negativo para a doença, devido a nova variante Ômicron. “Os dados iniciais sugerem que os testes de antígeno detectam a variante Ômicron, mas podem ter sensibilidade reduzida”, explica a publicação. Apesar disso, eles ainda recomendam o teste de antígeno, ressaltando que resultados negativos devam levar em conta os sintomas do paciente e seu histórico clinico, além da observação das informações epidemiológicas do local. O teste RT-PCR seria o mais indicado nesses casos.
H3N2
Junto com a nova variante da Covid-19, temos também uma nova variante da Influenza, a H3N2 Darwin. Com sintomas parecidos, o surto da gripe vem junto com o aumento nos casos para o novo coronavírus. Apesar dos sintomas semelhantes, e afirmação de muitos profissionais de que somente os testes podem diferenciar as duas doenças, para um diagnostico correto, algumas pequenas diferenças vem sendo observadas.
A principal diferença, segundo especialistas, seria o aparecimento dos sintomas. No caso da Influenza, eles aparecem de forma aguda nos primeiros dias da doença e duram pouco tempo, diferentemente da Covid que demora alguns dias para o surgimento dos sintomas e agravamento do quadro.
REGIÃO CHEGA A 7 MIL MORTOS POR COVID-19
Nesta terça-feira (04), em meio ao aumento nos casos positivos para Covid-19 e muitas pessoas com sintomas gripais na região, as cidades do Vale do Paraíba chegaram a marca de 7 mil mortos pela doença. Os dados são do levantamento feito pelo G1, com base nos boletins divulgados pelas prefeituras. O primeiro caso confirmado na região foi em 18 de março de 2020, e desde então quase 332 mil pessoas contraíram Covid-19 no Vale do Paraíba.
Comentários