EntretenimentoGiro de Notícias

Duas datas para o Dia do Radialista

Duas datas para comemorar: 21 de setembro e 07 de novembro.


Todo amante do rádio já se viu confuso pelo tanto de data para comemorar. Só o dia do radialista é comemorado duas vezes no ano! Vamos agora entender o motivo da comemoração dupla!

O amor do ouvinte é gigante e cabe duas comemorações, mas o motivo é no mínimo curioso. Uma das datas veio primeiro, foi instituída praticamente pelos próprios comunicadores, e a segunda foi criada por uma lei. Como a gente sabe que tradição é algo forte, claro que a primeira data continuou a ser comemorada mesmo depois de uma lei ter sido criada para a comemoração do dia do radialista. Se a lei veio depois, por que não foi definido a mesma data que já era comemorada? Os motivos eram diferentes.

21 DE SETEMBRO

A comemoração que veio primeiro foi a de 21 de setembro. pelo que se sabe ela foi criada pelos próprios comunicadores, quando Getúlio Vargas, em 1943 sancionou uma Lei que fixava um piso salarial, ou remuneração mínima para os radialistas. A data teria sido um marco, como consta no site da Abert, Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão.

“Consta que numa reunião realizada na Rádio Nacional teria sido decidida a escolha da data do referido decreto Lei, 21 de setembro, como referência para se comemorar o Dia do Radialista. Na primeira comemoração, todas as emissoras do Rio de Janeiro silenciaram. Os profissionais foram à rua participar de uma gincana com corridas de calhambeques e foi servido um churrasco na Quinta da Boa Vista”, contou a professora de radiojornalismo e pesquisadora Débora Lopez.

07 DE NOVEMBRO

A data de comemoração ao dia do radialista muda em 2006, quando outra Lei é sancionada, dessa vez por Luiz Inácio Lula da Silva. A Lei 11.327, de 24.7.6 criou oficialmente o Dia do Radialista, a data foi escolhida em homenagem ao músico e radialista Ary Barroso, sendo o dia de seu nascimento.

Por tradição a maioria das pessoas continuou por comemorar em setembro, afinal, já era um hábito antigo. Assim, os radialistas ganharam duas datas para chamarem de suas e os ouvintes, dois dias para homenagear quem lhe faz companhia todos os dias.

Comentários